Connect with us

Agronegócio

Sorgo ganha ‘protagonismo’ na Bahia com alta de 40% na safra

Publicado

on



A safra 2024/25 de sorgo na Bahia registra um crescimento de quase 40% em relação ao ciclo anterior, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A produção estimada é de 728 mil toneladas, com aumento de 5% na área plantada, que chega a 206 mil hectares. O avanço da cultura, historicamente usada na rotação com a soja e na alimentação animal, agora ganha força com a crescente demanda por biocombustíveis.

Produção de sorgo: versatilidade do grão faz safra crescer 40% na BahiaProdução de sorgo: versatilidade do grão faz safra crescer 40% na Bahia

No oeste baiano, o sorgo começou como uma alternativa para preservar o solo na entressafra, sem foco direto no lucro. Com o passar dos anos, os produtores perceberam o potencial da cultura e aprimoraram o manejo. Técnicas e ferramentas usadas na soja passaram a ser aplicadas também ao sorgo, que hoje já contribui para o custeio da oleaginosa em diversas propriedades da região.

O interesse pela cultura tem aumentado especialmente diante da possibilidade de uso do grão como matéria-prima para a indústria de etanol. Além do valor na ração de aves e bovinos, o sorgo tem recebido investimentos em novas tecnologias, como híbridos mais produtivos e tolerantes a herbicidas. Em áreas irrigadas, a expectativa de produtividade chega a 160 sacas por hectare. No sequeiro, mesmo com menos chuva, a projeção é de cerca de 70 sacas.

A instalação de uma biorrefinaria em Luís Eduardo Magalhães fortalece ainda mais esse cenário. A planta industrial deve processar até 1 milhão de toneladas de grãos, entre sorgo e milho, com uma produção estimada de até 460 milhões de litros de etanol. A expectativa é de que a estrutura traga mais segurança ao produtor e contribua para a formação de preços e incentivando novos investimentos.



CANAL RURAL – Link original da matéria

Notícias do Brasil e do Mundo

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version