Noroeste e Entorno
Ação rápida das polícias impede roubo a usina solar na BR-040, em Paracatu
Uma tentativa de roubo a uma usina de energia solar localizada às margens da BR-040, em Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais, foi frustrada na manhã deste domingo (6), graças à atuação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Três suspeitos foram presos em flagrante, e diversos materiais utilizados no crime foram apreendidos.
De acordo com informações da PRF, a operação teve início após denúncias de usuários da rodovia, que alertaram sobre a presença de dois veículos em atitude suspeita – um Volkswagen Golf prata e uma Fiat Strada preta – estacionados próximos à BR-040.
Ao localizar o Golf, os policiais notaram que ele estava acoplado a um reboque sem placa e com sinais evidentes de adulteração. Um homem foi abordado nas proximidades do veículo. Visivelmente nervoso, ele apresentou versões contraditórias sobre sua presença no local, alegando inicialmente uma pane mecânica.
Durante a revista no interior do carro, os agentes encontraram três celulares, um rádio comunicador e ferramentas como alicates – indícios que levantaram suspeitas de envolvimento em crimes patrimoniais. Diante da pressão, o homem confessou que estava dando apoio a um grupo que realizava um roubo em andamento na usina solar. Ele também revelou que a Fiat Strada estava em uma estrada de terra nas proximidades e que outros seis indivíduos, incluindo um homem armado, participavam da ação.
Com base nas informações repassadas, a PRF solicitou reforço à PMMG, que se deslocou até o local indicado. No terreno da usina, os policiais encontraram o vigilante rendido e sob ameaça de um revólver calibre .38. O criminoso foi surpreendido e preso no ato. Poucos minutos depois, outros dois homens se aproximaram do contêiner onde estavam os fios de cobre e também foram detidos.
Outros quatro suspeitos conseguiram fugir em direção a uma área de mata próxima. As buscas continuam, com apoio das equipes locais e de patrulhamento rural.
Ao todo, as autoridades apreenderam um revólver calibre .38 com seis munições, dois rádios comunicadores, quatro celulares, um cartão bancário, três alicates e 14 rolos de fio de cobre, além dos veículos envolvidos.
Os três detidos foram encaminhados, juntamente com o material apreendido, para a Delegacia da Polícia Civil em Paracatu. A investigação segue em andamento para identificar e capturar os demais envolvidos na tentativa de roubo.
