Tecnologia
Zuckerberg anuncia reestruturação no setor de IA
Tudo sobre Inteligência Artificial
Nesta segunda-feira (30), o cofundador e CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou grande reestruturação no setor de inteligência artificial (IA) da empresa.
A ideia do executivo é o de desenvolver a chamada “superinteligência” de IA, sistemas que realizam tarefas tão bem, ou, ainda, melhor do que humanos.

O anúncio de Zuckerberg foi realizado via e-mail enviado aos funcionários da dona de Facebook, Instagram, Threads e WhatsApp, informou a Bloomberg.
Confira uma recapitulação da reestruturação da Meta, que o Olhar Digital já tinha antecipado aqui:
- Segundo Zuckerberg, o setor de IA da Meta passa a ser responsabilidade de um novo grupo, chamado Meta Superintelligence Labs;
- Essa nova área será comandada por Alexandr Wang, ex-CEO da Scale AI, empresa de rotulagem de dados;
- O executivo, segundo Zuckerberg, será diretor de IA na nova divisão;
- Ainda, Nat Friedman, ex-CEO do GitHub, firmará parceria com Wang para liderar o grupo, além de chefiar o trabalho da Meta em produtos de IA e pesquisa aplicada;
- Essas informações foram obtidas pela Bloomberg em um memorando interno da Meta.
“À medida que o ritmo do progresso da IA acelera, o desenvolvimento da superinteligência está se tornando visível. Acredito que este será o início de uma nova era para a humanidade e estou totalmente comprometido em fazer o que for preciso para que a Meta lidere o caminho”, escreveu Zuckerberg no e-mail.

Este ano, a IA virou “obsessão” para Zuckerberg, ao passo em que compete com outros grandes players do mercado, como OpenAI e Google, na luta para criar modelos de última geração e assistentes de IA que ele imagina que, um dia, serão onipresentes.
Tal investimento foi realizado em infraestruturas, como chips e data centers, bem como no recrutamento de pessoal e aquisições.
Processo de investimento
No início de junho, a Meta investiu US$ 14,3 bilhões (R$ 77,67 bilhões, na conversão direta) na Scale AI, além de ter contratado Wang no meio do caminho.
Ainda, a big tech negociou com a Perplexity e a Runway AI, sem contar que ela deve, em breve, adquirir a startup que usa IA para replicar vozes PlayAI.
Indo além dessa reestruturação, Zuckerberg comunicou 11 contratações no setor de IA. Isso inclui pesquisadores de OpenAI, Anthropic e Google.

No “balaio” de contratações, estão:
- Os ex-pesquisadores do Google DeepMind, Jack Rae e Pei Sun;
- Diversos pesquisadores da OpenAI, como Jiahui Yu, Shuchao Bi, Shengjia Zhao e Hongyu Ren;
- Joel Pobar, da Anthropic, que já passou pela Meta no passado, tendo ficado lá por mais de uma década.
