Tecnologia
OpenAI fecha acordo bilionário com Oracle por superinfraestrutura de IA
Parceria prevê até 4,5 GW de capacidade em data centers nos EUA para atender à crescente demanda computacional da inteligência artificial

Tudo sobre OpenAI
A OpenAI firmou um acordo de grande escala com a Oracle para alugar capacidade computacional de data centers nos EUA como parte da iniciativa Stargate, ampliando sua infraestrutura para dar conta da crescente demanda por inteligência artificial de ponta.
Segundo fontes ouvidas pela Bloomberg, a OpenAI deverá utilizar até 4,5 gigawatts de energia — uma quantidade comparável à capacidade de diversos reatores nucleares e suficiente para abastecer milhões de residências americanas.

Planos para novos data centers em diversas cidades dos EUA
- O projeto prevê a construção de novos data centers em estados como Texas, Michigan, Wisconsin e Wyoming, além da ampliação da instalação existente em Abilene (TX), que deverá dobrar sua capacidade de 1,2 GW para 2 GW.
- Outros locais em análise incluem Novo México, Geórgia, Ohio e Pensilvânia.
- O projeto Stargate foi anunciado pela primeira vez em janeiro, na Casa Branca, e envolve também as empresas Crusoe, Nvidia, Cisco e a G42, dos Emirados Árabes Unidos — país onde outra unidade do Stargate também está em desenvolvimento.

Oracle entra de vez no mercado de IA
Embora a Oracle não tenha confirmado oficialmente, fontes apontam que o Stargate compõe parte de um recente acordo de nuvem avaliado em US$ 30 bilhões, anunciado pela Oracle como o maior já firmado pela empresa, com receita prevista a partir do ano fiscal de 2028.
O avanço da Oracle no mercado de infraestrutura para IA — um segmento antes dominado por gigantes como Amazon e Microsoft — está impulsionando sua receita, embora os altos investimentos em construção estejam pressionando o fluxo de caixa, segundo análise recente da S&P. Mesmo assim, a agência considera positiva a estratégia da empresa no longo prazo.


Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
