Connect with us

Tecnologia

MPF e SpaceX de Elon Musk bloqueiam internet Starlink de garimpeiros ilegais

Publicado

on


Medida visa diminuir a comunicação entre garimpeiros ilegais e prevenir atividades de destruição de áreas protegidas; entenda

Tecnologia de internet da Starlink (Imagem: AdrianHancu / iStock)

Compartilhe esta matéria

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou ontem (27) uma nota sobre um novo acordo com a empresa SpaceX de Elon Musk: impedir que garimpeiros ilegais na Amazônia tenham acesso à internet via satélite da Starlink.

Após essa resolução comum, a empresa exigirá documentos de novos assinantes (como comprovante de residência e de identificação) a partir de janeiro de 2026. Isso permitirá maior controle sobre quem assinou a internet e utiliza o serviço na Amazônia Legal.

Aérea de garimpo ilegal na Amazônia revela desmatamento intenso, solo exposto e rio contaminado por mercúrio. A presença de tratores e estradas improvisadas evidencia a atividade predatória na região.
Aérea de garimpo ilegal na Amazônia revela desmatamento intenso, solo exposto e rio contaminado por mercúrio. A presença de tratores e estradas improvisadas evidencia a atividade predatória na região. Imagem: PARALAXIS / Shutterstock

Para quem tem pressa:

  • O Ministério Público Federal (MPF) e a SpaceX decidiram bloquear o sinal de internet da Starlink de assinantes que realizam garimpo ilegal na Amazônia;
  • O acordo passa a valer a partir de janeiro 2026 e os novos usuários serão obrigados a fornecer documentos de identidade e comprovante de residência para assinar o serviço;
  • Caso a SpaceX detecte atividades criminosas, cometidas pelos assinantes, irá fornecer os dados cadastrais e de geolocalização às autoridades brasileiras.

A empresa garante bloquear o sinal de internet utilizado em atividades criminosas, o que inclui o garimpo. Ademais, também reportará às autoridades brasileiras os dados de geolocalização das atividades ilegais e dados cadastrais desses usuários. Você pode conferir o acordo na íntegra clicando aqui.

SpaceX é uma companhia de tecnologia aeroespacial, desenvolvida pelo empresário Elon Musk. A empresa possui uma grande constelação de satélites, chamada Starlink, a qual é responsável por fornecer uma conexão de internet para dispositivos em quase qualquer lugar do mundo, como dentro da mata fechada da Amazônia.

Fachada da sede de SpaceX
Fachada da SpaceX nos EUA (Imagem: Findaview/Shutterstock)

Até o momento, a medida vale para os seguintes estados: Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. O acordo não apenas auxilia no combate ao garimpo ilegal, mas também na invasão e destruição de terras indígenas e demais áreas de conservação.

Além de alcançar lugares de difícil acesso, a internet via satélite também apresenta mais estabilidade e velocidade que os serviços convencionais de banda larga. Por isso, a interrupção do sinal de garimpeiros ilegais afeta significativamente a comunicação entre os criminosos, dificultando a viabilização de crimes ambientais.

O contrato de assinatura para obter a internet dos satélites da Starlink também fornecerá cláusulas que informam sobre a proibição do uso da banda larga para atos criminosos.

O acordo entre o MPF e a SpaceX tem validade prévia de 2 anos, mas pode ser renovado posteriormente.


Wagner Edwards

Editor(a) SEO

Wagner Edwards é Bacharel em Jornalismo e atua como Analista de SEO e de Conteúdo no Olhar Digital. Possui experiência, também, na redação, edição e produção de textos para notícias e reportagens.




OLHAR DIGITAL – Link original da matéria

Notícias do Brasil e do Mundo

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version