Agronegócio
veja a previsão da semana
Previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra volume de chuva e temperaturas máximas e mínimas entre esta segunda-feira (7) e a próxima (14). Confira os destaques em cada região:
Sul
No Sul do país, haverá variação de nebulosidade e baixos acumulados de chuva. Devido a passagem de uma frente fria e o posterior transporte de umidade do oceano para a região, há previsão de chuva, principalmente, para o litoral do estado do Paraná (áreas em azul escuro do mapa abaixo). O Inmet destaca que a redução da umidade relativa do ar no decorrer da semana para grande parte da região Sul é provável, com destaque para o território paranaense, que poderá apresentar valores entre 40% e 50% no período da tarde.
Sudeste

Devido a passagem de um sistema frontal no oceano e ao transporte de umidade em direção ao continente, há previsão de chuva, principalmente nas áreas mais litorâneas (áreas em azul escuro, mas com volumes inferiores a 3 mm). Na região, os maiores acumulados estão concentrados no setor nordeste de Minas Gerais e no estado do Espírito Santo (tons em azul).
Centro-Oeste
No Centro-Oeste e em grande parte da região Sudeste (em branco), a previsão indica predominância de tempo estável, sem ocorrência de chuva. Além disso, o alerta é para a redução da umidade relativa do ar, principalmente em todo o Centro-Oeste e nos setores centro-norte de São Paulo e áreas do sul e oeste de Minas Gerais.
Nordeste
Não há previsão de chuva no interior do Nordeste, com redução da umidade relativa do ar, principalmente no sul do Piauí e do Maranhão, bem como no oeste da Bahia e leste do Rio Grande do Norte. Em áreas do litoral nordestino, podem ocorrer chuvas acima de 20 mm (tons em verde), principalmente no leste da Bahia, Sergipe e Alagoas, bem com o extremo norte do Maranhão.
Norte
Áreas de instabilidades se concentrarão em Roraima, no litoral do Amapá, extremo oeste do Amazonas e Pará, com volumes que podem superar os 60 mm (tons em laranja e vermelho), com destaque para os maiores acumulados de chuva da ordem de 100 mm, na região conhecida como “Cabeça do Cachorro”. Segundo o Inmet, no Acre, em Rondônia, no sul do Amazonas e do Pará, além do Tocantins, não há previsão de chuvas ao longo da semana.
Temperatura na semana
Máximas elevadas no centro-sul da Região Norte, norte do Centro-Oeste e oeste do Nordeste ao longo da semana. De acordo com o Inmet, os destaques de maiores temperaturas estão previstos para 13 de julho nas seguintes áreas:
- Sudeste do Amazonas
- Centro-sul do Pará (divisa com o Amazonas)
- Norte do Mato Grosso
- Norte do Tocantins
- Maranhão
- Centro-norte do Piauí
Máximas inferiores a 28°C previstas para:
- Leste do Nordeste
- Parte do Sudeste
- Leste do Centro-Oeste
Máximas inferiores a 22°C previstas para:
- Rio Grande do Sul
- Leste do Paraná
- Leste de São Paulo
- Sul de Minas Gerais
- Destaque para região central de Santa Catarina, com máximas abaixo de 18°C.
Temperaturas mínimas
- Mínimas acima de 22°C na Região Norte e norte do Nordeste
- Mínimas inferiores a 18°C predominam no centro-sul do país
Massa de ar frio deve provocar mínimas abaixo de 8°C:
- Sul do Paraná
- Santa Catarina
- Rio Grande do Sul
- Possibilidade de geadas em regiões de maior altitude.
Avanço da massa de ar frio
Deve avançar durante a semana, causando queda de temperatura em:
- Centro-Oeste (Goiás e leste do Mato Grosso do Sul)
- Sudeste
- Sul
Temperaturas abaixo de 10°C previstas para:
- Centro-sul de Minas Gerais
- São Paulo
Maiores quedas previstas para os dias 9 e 10 de julho no Sudeste e Sul.
