Vazante registra média de três focos de incêndios por dia em matas no meio rural

Desde o início do período de estiagem, Vazante vem registrando uma média de três focos de incêndios por dia em regiões de matas e propriedades rurais do município. Diante disso, o secretário municipal de Obras, Orlando Fialho, criou uma frente de trabalho para combater o fogo nas áreas atingidas.

Contando com cinco caminhões pipas, a Secretaria Municipal de Obras (Semob), se vê obrigada a desviar os veículos de outras tarefas para atender as ocorrências de incêndios florestais, o que vem atrasando o cronograma de serviços da pasta.

Preocupado com a situação, Orlando Fialho ressaltou as dificuldades enfrentadas pelo pessoal que atua no combate aos focos de incêndio, principalmente quando ocorrem em áreas de difícil acesso.

Mesmo com as dificuldades, as equipes da Semob estão dedicando todos os esforços buscando proteger as propriedades contra os incêndios e evitar eventuais prejuízos para os produtores rurais.

Orlando Fialho lamentou o fato de que, na maioria dos casos, o fogo é ateado intencionalmente prejudicando o ecossistema e configurando crime sujeito às penas da legislação ambiental.

Recorrendo à imprensa, o secretário apelou para a sensibilidade e a consciência da população, especialmente dos moradores do meio rural, no sentido de não provocar queimadas e evitar os riscos de incêndios, que causam enormes danos ambientais, destruição de moradias, mortes de animais domésticos, equinos e bovinos.

Fonte: Montanheza