TV MP: exposição Muros invisíveis foca nos afroempreendedores de Paracatu

A exposição Muros Invisíveis – Afroempreendedores, que valoriza a trajetória e o protagonismo de empreendedores negros de Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais, é o tema do episódio 142 do programa Ponta a Ponta, da TV MP. Instalada na Casa de Cultura, a mostra reúne fotografias e narrativas que revelam como a população negra contribuiu, e continua contribuindo, para o desenvolvimento econômico e cultural da região.

A abertura contou com a presença do jornalista Afonso Borges, presidente da Associação Cultural Sempre Um Papo, realizadora do projeto, e da promotora de Justiça Dra. Camila Hatizuka, que participou de forma remota.

Para Afonso Borges, a iniciativa cumpre papel essencial na valorização da identidade e na promoção da diversidade. “Trata-se de um movimento de resgate da memória, mas também de fortalecimento do presente e do futuro, pois evidencia a capacidade de transformação social do afroempreendedorismo”, afirmou.

Já a promotora Camila Hatizuka destacou a relevância do trabalho para o fortalecimento da cidadania. Segundo ela, “a exposição mostra que os muros invisíveis do racismo podem e devem ser superados por meio de ações coletivas e de reconhecimento do valor da comunidade negra”.

Fonte: MPMG