Proprietários australianos da Tesla abriram uma ação coletiva contra a montadora, acusando-a de não cumprir promessas relacionadas ao recurso de “direção autônoma completa” (chamado também de Full Self-Driving ou FSD).
O processo, movido pela empresa de advocacia JGA Saddler, representa “milhares de australianos” que compraram modelos Tesla 3 e Y equipados com o hardware de terceira geração (HW3) antes de 2024 – e que, apesar de terem pago até US$ 10.100, nunca receberam o serviço prometido.
Elon Musk prometeu… e não cumpriu
- A diretora da ação, Rebecca Jancauskas, afirmou para a News Corp Australia que a Tesla fez “promessas não cumpridas sobre segurança e desempenho”, com base em um marketing que “não condizia com a realidade”.
- Desde 2016, a montadora garante que todos os carros saem de fábrica com o hardware necessário para a direção autônoma total, promessa reiterada por Elon Musk em 2019.
- No entanto, em 2025 o próprio Musk reconheceu que veículos com HW3 exigem uma atualização completa – “dolorosa e difícil” – sem detalhar prazos ou custos.

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Proprietários dos veículos expõem insatisfação
Os proprietários relatam frustração e longas esperas por um recurso que nunca foi ativado. A ação também menciona problemas como “frenagem fantasma” e autonomia de bateria inferior ao prometido.
Casos semelhantes já surgiram nos EUA e na China. Na Austrália, os advogados buscam compensação financeira para os consumidores que adquiriram ou alugaram Teslas entre maio de 2021 e fevereiro de 2025.

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