Tarcísio de Freitas mantém liderança na disputa pelo governo de SP, aponta Paraná Pesquisas

Nesta terça-feira (14), o Instituto Paraná Pesquisas divulgou uma pesquisa que oferece um panorama sobre a situação eleitoral para o Executivo Estadual e Legislativo Federal para as eleições de 2026, e avaliação da administração Estadual, focada em São Paulo. O levantamento, realizado, entre os dias 9 e 12 de outubro de 2025, entrevistou 1680 eleitores, 46,7% homens e 53,3% mulheres. O estudo apresenta um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 2,4%.

Governador

Considerando o próximo ano eleitora, a pesquisa avaliou as intenções de voto dos eleitores de São Paulo para o cargo de governador. De acordo com o levantamento, 66,4% dos entrevistados ainda não decidiram em quem votar ou preferiram não se manifestar.

Entre os que já declararam preferência, o ex-ministro Tarcísio de Freitas lidera com 18,6%, seguido por Geraldo Alckmin, com 2,0%, e Fernando Haddad, que aparece com 1,5%. Outros candidatos registrados incluem Ricardo Nunes (1,4%), Márcio França (1,3%), Guilherme Boulos (1,1%), Erika Hilton (0,4%) e Capitão Derrite (0,2%). Além disso, 6,1% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou nulo.

Paraná Pesquisa

Paraná Pesquisa

Segundo turno para governador

Em um eventual segundo turno das eleições para governador de São Paulo entre Geraldo Alckmin e Tarcísio de Freitas, o ex-ministro da Infraestrutura mantém vantagem entre os eleitores do estado, embora tenha apresentado leve oscilação nos últimos meses.

Segundo a pesquisa, realizada com eleitores paulistas, Tarcísio de Freitas aparecia com 56,4% em julho de 2025, caiu para 52,6% em agosto e voltou a 53,3% em outubro. Já Geraldo Alckmin registrou crescimento gradual, passando de 33,3% em julho para 36,4% em agosto e alcançando 37,7% em outubro. A parcela de eleitores que não soube ou preferiu não opinar variou entre 3,2% e 4,3%, enquanto os votos em branco ou nulos ficaram entre 5,8% e 6,7%.

Senador

Pensando na opinião do eleitorado de São Paulo para Senador, a pesquisa revela que a grande maioria dos eleitores ainda não definiu seu voto. Segundo o levantamento, 83,8% dos entrevistados disseram não saber ou não opinaram sobre sua escolha.

Entre os candidatos citados, Eduardo Bolsonaro lidera com 2%, seguido por Geraldo Alckmin (1,5%) e Capitão Derrite (1,4%). Outros nomes como Fernando Haddad (1,3%), Ricardo Salles (0,6%), Baleia Rossi (0,3%), Paulinho da Força (0,2%), Rodrigo Manga (0,2%), Luiz Marinho (0,1%) e Robson Tuma (0,1%) aparecem com percentuais menores. Além disso, 7,1% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto, indicando um cenário eleitoral ainda muito indefinido no estado.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Avaliação Tarcísio de Freitas

A Paraná Pesquisa ainda ofereceu uma avaliação da administração do governador Tarcísio de Freitas, a qual aponta que a maioria dos eleitores paulistas aprova a gestão. Segundo o levantamento, 50,% dos entrevistados consideram o governo ótimo ou bom, enquanto 26,7% o avaliam como regular e 21,5% como ruim ou péssimo. Quando questionados de forma mais direta sobre aprovação ou desaprovação, 65,8% disseram aprovar, enquanto 30,6% desaprovam, e 3,6% declararam não saber ou não opinaram.