Na Amazônia paraense, estado que receberá a COP30, agricultores familiares e povos indígenas estão adotando a técnica da “roça sem fogo”. A iniciativa ocorre por meio do programa Sustenta e Inova, executado pelo Sebrae/PA e financiado pela União Europeia.
Desde o início da implementação, o programa já capacitou cerca de 200 produtores em gestão, marketing e boas práticas. Além disso, conta com a parceria da Embrapa, Cirad e IPAM, o que amplia sua base técnica e institucional.
Como resultado direto dessas ações, destacam-se a redução drástica do uso do fogo, a recuperação do solo e da biodiversidade local, bem como o aumento da produtividade agrícola. Nesse contexto, a produção duplicou no período, com destaque para a mandioca e os grãos, que registraram crescimento de até 400%.
Por fim, o programa também fortalece o cooperativismo e fomenta negócios de impacto socioambiental, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo para uma agricultura mais resiliente e sustentável na região.
- Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte a sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp
Sebrae no Pará destaca papel estratégico
Segundo Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae/PA, “o grande papel do Sebrae é mostrar que é possível ter retorno financeiro e responsabilidade socioambiental”. Ele destaca que, em ano de COP30, “eliminar o risco de incêndios é crucial para reduzir emissões e preservar a Amazônia”.
Para Fabiano Soares Andrade, gerente do Sebrae na região Capim, o Sustenta e Inova é fundamental na articulação de duas frentes principais: a restauração florestal e o desenvolvimento de mercado.
“A roça sem fogo, junto com a recuperação de áreas degradadas e manejos de baixo custo, aumenta a produtividade e prepara produtos ambientalmente responsáveis para o mercado. Um bom exemplo é a farinha de mandioca”, afirma Andrade.
Josuel Tembé é indígena da aldeia Payhu, Terra Indígena Alto Rio Guamá, área de preservação e que foi bastante castigada com os incêndios florestais em 2024, durante a seca e conta que: “a roça sem fogo trouxe uma mudança estrutural na rotina da comunidade indígena.” Antes, o fogo ameaçava a floresta e a biodiversidade. “Agora, estamos aprendendo e nos adaptando, mas precisamos de mais apoio e conhecimento”, finaliza Tembé.
Porteira Aberta Empreender
Quer saber mais sobre a COP30? Assista ao programa Porteira Aberta Empreender, uma parceria entre o Sebrae e o Canal Rural, que traz dicas, orientações e mostra histórias reais de micro e pequenos produtores de todo o país.

O post ‘Roça sem fogo’ inspira soluções sustentáveis para a COP30 apareceu primeiro em Canal Rural.