Ricardo Silva (PSD) foi eleito prefeito de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, em uma disputa acirrada no segundo turno das eleições deste domingo (27), vencendo Marco Aurélio Martins de Sousa (Novo) por uma diferença de apenas 687 votos. Com 50,13% dos votos válidos (131.421), Ricardo superou Marco Aurélio, que obteve 49,87% (130.734 votos). Alessandro da Silva Firmino (MDB) será o vice-prefeito na chapa “Pra Ribeirão Avançar”, apoiada por uma coligação que inclui os partidos PRD, PSD, Solidariedade, PDT, Republicanos, PP, MDB, PL, Avante e PSB.
O prefeito eleito recebeu apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), enquanto Marco Aurélio contou com o respaldo do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e do deputado federal Ricardo Salles (Novo). Durante a campanha, Ricardo Silva, atualmente deputado federal, enfatizou sua independência do presidente Lula (PT), destacando que não possui vínculos com o PT, apesar de ter participado da equipe de transição governamental.
O candidato vitorioso apresentou propostas de revitalização de áreas de Ribeirão Preto, criação de novas vagas escolares, construção de creches e expansão do ensino em período integral. Na saúde, ele promete reabrir a Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) Central com atendimento 24 horas para ginecologia e planeja contratar mais médicos especialistas para reduzir a fila de consultas eletivas.
Aos 39 anos, Ricardo tem formação em direito, filosofia e pós-graduação em sociologia, além de experiência política como vereador, suplente de deputado federal e atualmente como deputado federal pelo segundo mandato. Em janeiro de 2025, ele assumirá a prefeitura de Ribeirão Preto, cidade que conta com aproximadamente 700 mil habitantes e é um dos principais polos econômicos do interior paulista.
Confira como foi a votação nas outras cidades do interior onde houve 2º turno
- Franca: Alexandre Ferreira, da coligação Franca Seguindo em Frente Pronta para o Futuro (Republicanos, PP, MDB, Podemos, Federação PSDB/Cidadania, PSD e PRTB), venceu com 58,64% dos votos válidos, enquanto João Rocha, da coligação Franca Vai Mudar (PL, Solidariedade, PRD e União Brasil), obteve 41,36%.
- Jundiaí: Gustavo Martinelli (sub judice), da coligação O Trabalho Vai Continuar (Agir, União Brasil, Novo e PMB), conquistou 58,87% dos votos válidos, derrotando Parimoschi, da coligação O Futuro Não Pode Parar (PL, Federação PSDB/Cidadania, PSD, PP, Avante, Republicanos e Podemos), que recebeu 41,13%.
- Limeira: Murilo Félix, da coligação Limeira Forte de Novo (Agir e Podemos), venceu com 51,88% dos votos válidos, enquanto Betinho Neves, da coligação A Mudança que Limeira Quer (Republicanos, PP, MDB, PRD, União Brasil, Solidariedade e Avante), ficou com 48,12%.
- Piracicaba: Helinho Zanatta, da coligação Desenrola Piracicaba (PRD, Mobiliza, Novo, Agir, PSB, União Brasil, Solidariedade e PSD), foi eleito com 53,61% dos votos válidos, derrotando Barjas Negri, da coligação Piracicaba Merece o Melhor (Federação PSDB/Cidadania, PDT e MDB), que obteve 46,39%.
- São José do Rio Preto: Coronel Fabio Candido, da coligação Rio Preto de Verde e Amarelo (PL, Novo e PMB), ganhou com 59,97% dos votos válidos, enquanto Itamar, da coligação Rio Preto pra Todos, pra Frente e pra Já! (Republicanos, PP, MDB, Podemos, Solidariedade, União, PSD, Federação PSDB/Cidadania, PRTB, PRD e Avante), obteve 40,03%.
- Sumaré: Henrique do Paraíso, da coligação Sumaré para Todos (Republicanos, PL, Solidariedade, MDB, PMB, Agir, DC e Podemos), venceu com 58,22% dos votos válidos, superando Willian Souza, da coligação Unidos por Sumaré (Federação Brasil da Esperança — Fé Brasil (PT/PC do B/PV), União Brasil, PDT, PSB, Avante e PRD), que recebeu 41,78%.
- Taubaté: Sergio Victor, da coligação Um Novo Caminho para Taubaté (Novo e PDT), foi eleito com 61,98% dos votos válidos, enquanto Ortiz Junior, da coligação Taubaté que a Gente Quer (Republicanos, Podemos, União Brasil, PSD, Avante e Federação PSDB/Cidadania), ficou com 38,02%.
Publicada por Felipe Dantas
*Reportagem produzida com auxílio de IA