Deputados estaduais e vereadores da bancada do PT vão apresentar, nesta terça-feira (14), um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e na Câmara Municipal contra o roubo de celulares. O texto é inspirado no projeto implementado pelo governador petista Rafael Fonteles, do Piauí, “Meu Celular de Volta”.
O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, e os agentes públicos responsáveis pelo programa de combate ao roubo e furto de celulares implementado no estado nordestino: delegado Matheus Lima Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP-PI; delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência Estratégica da SSP-PI; e delegado Yan Brayner, diretor de Inteligência da Polícia Civil do Piauí (PC-PI), também estarão presentes.
O anúncio será feito às 10h e foi convocado pelos líderes do PT na Câmara paulistana, Luna Zarattini, e na Alesp, Antonio Donato.
Em São Paulo, PL pretende criar o Programa Municipal de Enfrentamento à Rede de Receptação de Celulares Furtados e Roubados e de Recuperação. O programa prevê a criação de uma Força-Tarefa que unirá inteligência policial (Polícia Civil) e o poder administrativo da Prefeitura (Fiscalização Municipal) para cassação de alvarás e lacração de comércios que vendem produtos roubados. O projeto também detalha o uso de uma plataforma digital para que as vítimas possam registrar o IMEI, rastrear o aparelho e receber notificações por WhatsApp, otimizando a recuperação e devolução dos celulares.
Meu celular de volta
O programa foi desenvolvido pelo governo do Piauí em setembro de 2023. Segundo dados da Secretaria de Segurança Publica do Estado, mais de 13 mil celulares já foram recuperados desde então. A capital, Teresina, teve diminuição de 50% no número de roubos. De lá pra cá, o projeto já foi implementado em pelo menos outros quatro estados do país.
Embate com gestão atual
A Segurança Pública tem sido a principal bandeira da atual gestão em São Paulo, tanto da Estadual, com Tarcísio de Freitas, como da municipal, com Ricardo Nunes. Pesquisas demonstram que o tema figura entre as principais preocupações da população atualmente. Na Avenida Paulista, por exemplo, o aumento de efetivo tem sendo utilizado como estratégia para a diminuição de casos.