A arte urbana vem ganhando força como instrumento de transformação social, em Paracatu. Jovens, que antes se viam marginalizados do circuito cultural da cidade, agora ocupam espaços públicos com poesia, música e cor, impulsionados por iniciativas como o Sarau e Rima e o Territórios Artísticos: Dona Cristina. Realizados por coletivos e instituições culturais, os projetos são viabilizados pela Kinross por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
As ações ampliam o acesso à cultura e contribuem para o fortalecimento da identidade local, da autoestima e do protagonismo juvenil. São ações que investem no potencial de sociocultural do território, com resultados já vistos em forma de novos talentos, novas histórias e novas possibilidades de carreira.
Sarau e Rima: vozes da periferia
“É tirar jovens e crianças de um contexto de marginalização e trazer para um espaço de acolhimento, onde a arte e a educação se encontram. Vai além de ensinar e aprender a rimar, é incentivo para se expressar e acreditar no próprio potencial”, define Isabella Neiva, coordenadora do projeto. Criado pelo coletivo Galeria Arte e Cultura, o Sarau e Rima oferece oficinas de música, poesia e hip hop, além de batalhas de rima e slams que têm revelado vozes potentes e engajadas.
O projeto já impactou diretamente centenas de jovens, democratizando o acesso à cultura e abrindo caminhos para que os jovens possam se expressar, reconhecer seus potenciais e ocupar lugares de pertencimento.
Territórios Artísticos: legado, memória e futuro no Paracatuzinho
Dona Cristina é liderança comunitária do São Domingos e guardiã da Caretagem, tradição que celebra a festa de São João. Ela é a homenageada do projeto Territórios Artísticos, que transforma o espaço do Céu das Artes, no bairro Paracatuzinho, em um polo de criação cultural. Por meio de cineclubes, oficinas de muralismo e apresentações musicais, o projeto promove o intercâmbio de saberes entre gerações.
“Nossa missão é formar agentes culturais autônomos, capazes de sustentar a cena artística da cidade”, afirma Gabriel Fontes Paiva, diretor do Instituto do Teatro Brasileiro (ITB), responsável pela iniciativa.
O ponto alto do projeto acontece no dia 28 de setembro: o Festival de Arte Urbana de Paracatu (FAUP), que promete reunir atrações nacionais e artistas locais em uma grande celebração da arte de rua.
Enquanto o Sarau e Rima ecoa pelas ruas com versos e batidas, o Territórios Artísticos ocupa espaços e constrói legados. Juntos, eles provam que, na periferia de Paracatu, a arte não só resiste — mas transforma. “A cultura salva. E aqui, ela está salvando vidas”, conclui Isabella Neiva.
Cultura como ferramenta de transformação social
Para Luana Gomes, gerente de Comunicação e Comunidades da Kinross, projetos como esses revelam o poder da cultura como motor de desenvolvimento humano e social. “Quando entendemos o que de fato é a cultura e o papel fundamental que ela exerce nas nossas vidas, as perspectivas se ampliam. A transformação acontece quando a comunidade é protagonista do próprio futuro. Por isso, apoiamos iniciativas que nascem no território e que fazem real diferença para muita gente, especialmente os jovens”, destaca.
Por meio do Programa Integrar, a Kinross tem priorizado ações que promovem o protagonismo juvenil, a valorização cultural e a geração de oportunidades em Paracatu.
Só em 2025, a empresa destinou R$ 25,2 milhões, via leis de incentivo fiscal, para mais de 30 projetos nas áreas de cultura, educação, esporte e geração de renda, além de iniciativas dos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa.
Inscrições abertas para novos projetos
A Kinross está com inscrições abertas para a seleção de novos projetos a serem patrocinados via leis de incentivo fiscal. As iniciativas devem estar aprovadas nas Leis de Incentivo à Cultura e ao Esporte, nos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa, ou nos programas Pronon e Pronas/PCD. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro de 2025, pela plataforma Integrar+ Parcerias, disponível em www.kinross.com.br/project/programa-integrar.
Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato pelo e-mail comunicacao@kinross.com.