Num prenúncio do tom que deve ser adotado pelo União Brasil em 2026, na provável candidatura de Ronaldo Caiado, o presidente do partido, Antonio Rueda, vai postar logo mais uma mensagem em que exalta a vitória do governador goiano contra o “extremismo”. Caiado elegeu Sandro Mabel prefeito de Goiânia, derrotando Fred Rodrigues, do PL de Jair Bolsonaro. Foi uma das disputas mais fortes na direita.
Eis o texto de Rueda, antecipado à coluna:
“2º turno
Comemorando aqui o desempenho do nosso União Brasil, vitorioso que foi neste 2º turno em mais de 50% dos municípios em que disputamos.
As urnas mostraram hoje, no geral, diversos vencedores – e nós estamos entre eles —, mas é inequívoco que sobressai um grande derrotado: o extremismo. E isso é muito, muito bom para o Brasil.
O extremismo nos enfraquece como sociedade. Inviabiliza o diálogo. Paralisa a política. Desvia o foco dos problemas que de fato importam em benefício de guerras culturais em que todos perdem. O radicalismo aponta caminhos fáceis. Mas o país não embarcou nesse canto de sereia.
Goiânia foi um exemplo significativo disso. A vitória de Sandro Mabel sela o reconhecimento de suas propostas e da força política do grande governador Ronaldo Caiado. E sela o recado claro da maioria da população, que rejeita o extremismo.”