Pré-COP destaca agricultura sustentável como prioridade para combate às mudanças climáticas

Foto: Rogério Cassimiro/MMA

Nos dois primeiros dias do Pré-COP, em Brasília, especialistas, ministros e representantes de mais de 70 delegações internacionais discutiram a integração entre políticas climáticas, preservação ambiental e produção agrícola. O evento prepara o caminho para a COP30, que será realizada em novembro, em Belém, no Pará.

No primeiro dia, a pauta foi a construção de um documento de consenso internacional, avaliando os avanços do Acordo de Paris e definindo metas de redução de gases de efeito estufa. O Brasil reforçou três prioridades: fortalecimento do multilateralismo, aproximação entre pessoas e clima e implementação prática de ações ambientais.

No segundo dia, o foco foi o agronegócio e a sustentabilidade, com destaque para a preservação das florestas. Segundo o diretor do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), André Guimarães, as florestas são instrumento de proteção dos ciclos de chuva que sustentam 90% da agricultura brasileira.

Ele ressaltou a importância de combinar tecnologia moderna e soluções baseadas na natureza para produzir mais alimentos em menos área e de forma sustentável.

O evento também reforçou que estados, municípios, setor privado e sociedade civil terão papel central na implementação das decisões climáticas, garantindo que os compromissos internacionais se traduzam em ações concretas no Brasil.

O post Pré-COP destaca agricultura sustentável como prioridade para combate às mudanças climáticas apareceu primeiro em Canal Rural.