InícioEsportePopó se despede de Maguila com discurso emotivo: ‘Sempre foi minha referência’

Popó se despede de Maguila com discurso emotivo: ‘Sempre foi minha referência’

Popó se despede de Maguila com discurso emotivo: ‘Sempre foi minha referência’
Popó se despede de Maguila com discurso emotivo: ‘Sempre foi minha referência’ (Acelino Popó Freitas é tetracampeão mundial de boxe)

O tetracampeão mundial de Boxe Acelino Popó de Freitas, lamentou a morte de Maguila, ex-astro brasileiro da modalidade, nesta quinta-feira (24/10).

Maguila sofria há alguns anos de uma demência pugilística chamada de encefalopatia traumática crônica (ETC), que foi causada por repetitivos golpes na cabeça.

“Maguila para mim sempre foi uma referência de superação. Nordestino. Sergipano. Me deu muita esperança de que um pobre e nordestino pode sim”, inicia Popó.

“E realmente quando o Maguila uma vez lutou com o cinturão no mundo hispano, em um canal de televisão, eu estava assistindo em casa e comecei no boxe. Olhei para esse cinturão e falei ‘um dia eu vou ter esse cinturão’. Vou ser campeão de cinturão. Um cinturão vermelho, do mundo hispano, e o primeiro cinturão que disputei como profissional foi do mundo hispano, por nocaute no segundo round”, conta.

“Maguila sempre foi minha referência. Descanse em paz, irmão. Deus te abençoe. O Brasil e o boxe te amam muito. Obrigado por tudo que você fez pelo boxe. Muito obrigado mesmo”, finaliza.

Trajetória de Maguila

Maguila nasceu em Aracaju, no Sergipe, e foi um dos maiores peso-pesado do Brasil. Ele começou a carreira com a ajuda do narrador e empresário Luciano do Valle. O jornalista assessorou o atleta durante alguns anos e o colocou sob o comando do treinador americano Angelo Dundee, que também foi mentor de lutadores como Muhammad Ali, George Foreman e Jimmy Ellis.

O auge da carreira de Maguila foi entre a década de 80 e 90. Ele chegou a acumular 14 vitórias seguidas e ficou dois anos invicto. Além disso, conquistou o Campeonato Sul-Americano dos pesos-pesados.

Em 1989, teve a oportunidade de lutar contra dois grande nomes do boxe da época: Evander Holyfield e George Foreman. Contudo, o brasileiros foi derrotado por nocaute nas duas lutas.

Fim da carreira

Em 1995, Maguila foi campeão mundial da Federação Mundial de Boxe (FMB). A carreira chegou ao fim em 2000, após ser batido por nocaute pelo brasileiro Daniel Frank.

Ao todo, Maguila acumulou 85 lutas, 77 vitórias, um empate e apenas sete derrotas. Além do Sul-Americano e do Mundial, ele conquistou o Campeonato Brasileiro, o pentacampeonato continental e o Campeonato das Américas.

A notícia Popó se despede de Maguila com discurso emotivo: ‘Sempre foi minha referência’ foi publicada primeiro no No Ataque por No Ataque

spot_img
spot_img

Últimas notícias