Polícia Federal destrói 8 mil pés de maconha em operação no Amazonas

Imagens da Polícia Federal

A Polícia Federal realiza, desde terça-feira (26), a Operação Alvorada Verde, com o objetivo de confirmar informações sobre o cultivo ilícito de maconha e combater o tráfico de drogas em áreas remotas do interior do Amazonas.

As ações ocorrem nas regiões do rio Abacaxis, em Nova Olinda do Norte (AM), e do rio Curuçá, em Maués (AM). Durante a operação, os agentes localizaram plantações em mata fechada e destruíram cerca de 8 mil pés de maconha.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

De acordo com a PF, a investigação começou a partir de denúncias sobre o cultivo ilegal na região. A ação teve caráter preventivo e repressivo, voltado para eliminar os plantios e reduzir o risco de que comunidades ribeirinhas, indígenas e outros grupos em situação de vulnerabilidade fossem expostos à violência, coação e degradação ambiental.

A Operação Alvorada Verde também teve caráter estratégico, por ser a primeira erradicação na área em anos, em uma região considerada historicamente sensível e palco de conflitos. Foi ainda a primeira missão com o uso do novo helicóptero da Coordenação de Aviação Operacional da PF e com apoio da nova base de aviação da instituição no Amazonas.

A operação contou com a participação de diversos órgãos, como o Censipam,Funai, ICMBio, Ibama e a Força Nacional, reforçando a atuação integrada de proteção ambiental, respeito aos direitos dos povos indígenas e enfrentamento de crimes em áreas estratégicas da Amazônia.

O post Polícia Federal destrói 8 mil pés de maconha em operação no Amazonas apareceu primeiro em Canal Rural.