InícioGeralPiloto gaúcho faz 1º pouso em Porto Alegre no aniversário: “Recomeço”

Piloto gaúcho faz 1º pouso em Porto Alegre no aniversário: “Recomeço”

São Paulo — Saiu do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo, às 6h30 desta segunda-feira (21/10), aquele que seria o voo de reinauguração do aeroporto de Porto Alegre, após quase seis meses de interrupção nas operações em razão das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.

A cabine estava sob comando da dupla de gaúchos Carlos Coster, de 40 anos, e Henrique Schneider, 25 anos, que pousaram na capital gaúcha 1 hora e 34 minutos depois, sob forte emoção (veja vídeo abaixo).

A aeronave, da companhia aérea Azul, estava customizada com cores do estado do Rio Grande do Sul, além de uma inscrição em homenagem à data de aniversário da capital gaúcha, dia 26 de março.

Coincidentemente, esta segunda-feira também é o aniversário de Henrique Schneider, que pediu à empresa para comandar a aeronave: “Pela questão de ser meu aniversário, eu queria ter a honra de pousar ali pela primeira vez no Salgado Filho, justamente nessa data”.

Sensibilizados, Schneider e Coster contaram que, para eles, a viagem tem um significado simbólico, representando um novo início para o estado.

“Para mim, esse voo representa o fim físico das enchentes do Rio Grande do Sul. Porque o que a gente via era o aeroporto cheio de água, água dentro da casa das pessoas. Para mim, [o voo] marca o início da retomada. Sai a imagem dessa tragédia e entra a imagem de retomada, do recomeço”, disse Schneider, copiloto da aeronave.

Carlos Coster, que era comandante, completou: “Não vai melhorar a vida das pessoas que tiveram perdas, mas toda batalha tem um momento simbólico. E esse momento simbólico de estar retomando para Porto Alegre, de o aeroporto estar reabrindo, voltar a ter a nossa operação no aeroporto (…) mostra que já atravessamos metade do caminho na reconstrução. Dá um fôlego, um horizonte, a sensação de que as coisas estão voltando ao normal”.

A chegada da aeronave teve a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que destacou sua intenção de estimular a retomada do turismo no estado.

Retomada do aeroporto

4 imagens

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul

Comissário Líder da Azul
Primeiro voo para Porto Alegre após enchentes do RS
1 de 4

Pouso do voo da azul em Porto Alegre

Guilherme Mion/ Reprodução

2 de 4

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul

Guilherme Mion/ Reprodução

3 de 4

Comissário Líder da Azul

Guilherme Mion/ Reprodução

4 de 4

Primeiro voo para Porto Alegre após enchentes do RS

Guilherme Mion/ Reprodução

Além da Azul, outras companhias aéreas realizaram suas primeiras viagens para o Aeroporto Salgado Filho na manhã desta segunda-feira. O local passou a receber voos domésticos atendendo parte de sua capacidade. Ainda em obras, o aeroporto deverá ter o restante de seu funcionamento liberado a partir de novembro.

O Salgado Filho foi fechado em maio deste ano por causa das chuvas que castigaram o Rio Grande do Sul. Durante a tragédia, gaúchos que estavam fora de casa relataram grandes dificuldades para retornar ao estado, enfrentando horas de estradas interditadas e risco de vida.

spot_img
spot_img

Últimas notícias