Um avião militar dos Estados Unidos foi utilizado para transportar 100 pessoas até a Índia nesta quarta-feira (5/2), segundo as autoridades. O voo aterrissou no Aeroporto Internacional Sri Guru Ram Das Ji.
O avião aterrissou no estado de Punjab, onde o ministro estadual Kuldeep Singh Dhaliwal criticou Donald Trump pela questão da imigração ilegal, afirmando que o governo deveria tratar o assunto com seriedade.
“Há pessoas de muitos estados indianos que foram deportadas. E qual é o crime delas? Elas podem ter ido ilegalmente, mas foi para seu sustento. Estou profundamente desanimado. O presidente Trump deve dar a essas pessoas outra chance e, por motivos humanitários, repensar sua decisão.”
Veja as imagens dos indianos deportados dos EUA:
As imagens, obtidas pelo jornalista indiano Ravinder Singh Robin, mostram os deportados com o ministro Kuldeep Singh Dhaliwal.
Segundo o jornal The New York Times, mais de mil indianos foram repatriados para o país no ano passado por meio de voos comerciais.
Ordens de imigração e fronteira
- Trump instruiu militares a priorizarem a fronteira dos EUA e a integridade territorial.
- O presidente norte-americano acabou com a política de “captura e soltura”, pela qual os migrantes são liberados enquanto aguardam audiência sobre seu status de asilo.
- Acabou com o asilo e fechou a fronteira aos imigrantes que entram ilegalmente.
- Restabeleceu a política de “permanecer no México” – que exige que aqueles que buscam asilo permaneçam no México antes da data de audiência de imigração.
- O repubicano vai voltar a construir um muro na fronteira entre o México e os EUA.
O Pew Research Center estimou que, em 2022, mais de 700 mil imigrantes indianos viviam sem documentos nos Estados Unidos, sendo o terceiro maior grupo, atrás apenas de México e El Salvador.