Paracatu se classifica para as quartas de final da segunda divisão mineira

Foto: Enéas Chiarini Júnior

A primeira fase do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão chegou ao fim, e oito equipes garantiram suas vagas para as quartas de final, que se iniciam em formato “mata-mata”. As classificações foram definidas após a intensa 10ª rodada, realizada no último sábado, 19 de outubro, às 15 horas.

No Grupo A, o Coimbra, o Contagem e o América de Teófilo Otoni se destacaram e avançaram na competição. No Grupo B, o Guarani e o Tupynambás mostraram força e também conquistaram suas vagas. Já no Grupo C, o Essube de Uberlândia, o Uberaba e o Paracatu garantiram a classificação, completando o quadro das equipes que seguem na disputa.

Os resultados da última rodada foram decisivos para as classificações. O América de Teófilo Otoni venceu o Social de Coronel Fabriciano por 2 a 0, enquanto o Contagem aplicou uma goleada de 5 a 0 no Boston City de Manhuaçu. O Villa Real de Machado empatou em 1 a 1 com o Inter de Minas de Itaúna, e o Tupynambás venceu o Poços de Caldas por 3 a 2. O Paracatu teve uma atuação impressionante, derrotando o Araguari por 5 a 0, e o Essube de Uberlândia superou o Uberaba com um resultado de 3 a 1.

Com os resultados da rodada, as equipes agora se preparam para as quartas de final, onde a emoção do “mata-mata” promete agitar os torcedores e definir os semifinalistas da competição. As datas e horários dos jogos eliminatórios ainda serão anunciados pela Federação Mineira de Futebol. A expectativa é alta entre os fãs do futebol local, que aguardam grandes confrontos e surpresas nas próximas etapas do campeonato.

Classificação

Grupo A
1º- Coimbra (20) – o único invicto da competição
2º- Contagem (15)
3º- América TO (13)
4º- Boston (5)
5º- Social (2)

Grupo B
1º- Guarani (27) – primeiro lugar geral
2º- Tupynambás (21)
3º- Inter de Minas (15)
4º- Villa Real (13)
5º- Poços de Caldas (8)
6º- Atlético Três Corações (excluído)

Grupo C
1º- Essube (16) saldo 10 gols
2º- Uberaba (16) saldo 7 gols
3º- Paracatu (14)
4º- Nacional de Uberaba (12)
5º- Araxá (desistiu)
6º- Araguari (0) –  8 derrotas. Marcou apenas 1 gol e sofreu 33.

Classificados 

Chegaram às quartas de final:
Coimbra e Contagem (Grupo A), Guarani e Tupynambás (Grupo B), Essube e Uberaba (Grupo C), além dos dois melhores terceiros colocados: América TO (Grupo A) e Paracatu (Grupo C).

Classificação geral

Para definição dos emparceiramentos das quartas de final foi adotado o aproveitamento das equipes, independentemente de grupos:

1º- Guarani de Divinópolis – 90%
2º- Coimbra – 83%
3º- Tupynambás – 70%
4º- Essube – 66% – saldo 10 gols
5º- Uberaba – 66% – saldo 7 gols
6º- Contagem – 62%
7º- Paracatu – 58%
8º- América TO – 54%

Quartas de final

1º x 8º – Guarani x América TO
2º x 7º – Coimbra x Paracatu
3º x 6º – Tupynambás x Contagem
4º x 5º – Essube x Uberaba

Essube x Uberaba é o único duelo que se repetirá. No primeiro turno, no Grupo C, o Uberaba venceu o Essube por 3×2 no Uberabão. No returno, no Parque do Sabiá, a vitória foi do Essube por 3×1.

Guarani, Coimbra, Tupynambás e Essube serão os visitantes na primeira rodada, decidindo a passagem para a semifinal em seus domínios.