Em 2024, o Brasil exportou 5,2 mil toneladas de panetones, gerando receita de US$ 21,2 milhões (cerca de R$ 121,9 milhões).
A tradicional receita de fim de ano se mantém como destaque nas exportações do setor de panificação, especialmente entre os membros da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi).
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O diretor internacional da entidade, Rodrigo Iglesias, destaca que o panetone é o quarto produto mais relevante da pauta exportadora da cesta Abimapi, logo atrás dos biscoitos.
“A importância do panetone é ainda mais evidente quando se observa que as exportações das empresas associadas representam 95% de todos os panetones brasileiros exportados para o mundo”, conta.
Além do volume, o panetone se destaca pelo valor de mercado considerando os investimentos na composição dos produtos, além das embalagens presenteáveis.
“Em 2024, o preço médio FOB do panetone exportado foi de USD 4 por kg (cerca de R$ 21,70 por kg), o produto com maior valor agregado do setor considerando os preços de embarque USD/kg”, destaca Iglesias.
O panetone tradicional de frutas é a porta de entrada para o desenvolvimento da categoria, mas são os recheados e com gotas de chocolate que estão diferenciando as marcas brasileiras no exterior.
A sazonalidade também é uma característica marcante das exportações de panetone, com os embarques iniciando em julho, mas se concentrando em agosto e setembro, terminando em janeiro com o fim da campanha nos pontos de venda pelo mundo.
Maior mercado internacional
O mercado dos EUA é o maior comprador dos panetones brasileiros. Em 2024, foram 3,2 mil toneladas com faturamento de US$ 12,1 milhões (ou cerca de R$ 70 milhões).
“Até agosto deste ano, as exportações de panetone para os Estados Unidos cresceram 130%, embarcamos 1,8 mil toneladas, com faturamento de 6,7 milhões de dólares. Esperamos concluir 2025 mantendo o volume de embarques ao país”, afirma Iglesias.
Novos mercados para o panetone
De acordo com Iglesias, as empresas exportadoras já possuem experiência nas negociações internacionais, iniciando os anos fechando os principais contratos para as vendas de panetones no 2º semestre. Assim, o início dos embarques em julho deste ano sinalizam incremento das exportações que vão além do mercado norte-americano.
Japão, México, Venezuela, Peru, Canadá, República Dominicana e Chile cresceram mais de cinco vezes até o momento. “Isso mostra maior planejamento estratégico das empresas para desenvolver o portfólio sazonal de panetones no mercado externo”, conclui.
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