Palmeiras e torcedores do clube choram a morte de Edu Manga, ídolo alviverde nos anos 1980

O futebol brasileiro se despediu nesta sexta-feira (4) de Eduardo Antônio dos Santos, o Edu Manga, que morreu aos 58 anos em Barueri, na Grande São Paulo, onde estava internado tratando de problemas renais. Revelado pelo Palmeiras e ídolo do clube nos anos 1980, o ex-meia deixou uma trajetória marcada pela habilidade, dribles e gols decisivos.

Formado nas categorias de base do Alviverde, Edu atuou no time principal entre 1985 e 1989, período em que somou 44 gols em 188 partidas. Foi nesse tempo que conquistou a torcida palmeirense com velocidade, improviso e jogadas plásticas. Seu futebol o levou também a defender a seleção brasileira, em nove jogos.

O Palmeiras lamentou oficialmente a morte do ex-jogador em nota: “Com profunda tristeza, recebemos a notícia do falecimento, aos 58 anos, de Eduardo Antônio dos Santos, o Edu Manga, ídolo da torcida do Palmeiras nos anos 1980. Prestamos nossas condolências à família e aos amigos do nosso eterno Edu Manga. Descanse em paz, craque!”.

Carreira no Brasil e no exterior

Depois de deixar o Palmeiras, Edu seguiu para o América do México, onde viveu um dos melhores momentos da carreira: marcou 37 gols em 50 jogos e conquistou a Liga dos Campeões da Concacaf e a Copa Interamericana em 1990. Também teve passagens pelo Shimizu S-Pulse (Japão), Emelec (Equador), Universidad Católica (Chile), Santa Fé (Colômbia), além dos espanhóis Valladolid e Logroñés.

No Brasil, jogou ainda por Corinthians, Athletico-PR, Rio Branco-SP, Sport, Remo, Náutico — onde foi campeão pernambucano em 2002 — e Figueirense, clube em que encerrou a carreira no mesmo ano.

Comoção entre torcedores e amigos

A morte de Edu Manga mobilizou torcedores, ex-companheiros e clubes. O lateral Denys, amigo de infância e responsável pelo apelido “Manga” por causa do penteado do meia, escreveu nas redes sociais: “Hoje é um dia triste, perdi um dos melhores amigos que tinha no futebol. Vá com Deus, meu irmão. Você foi um craque”.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Palmeirenses também lembraram a importância do ex-jogador nos anos de fila de títulos do clube. “Era uma luz potente naqueles tempos de paixão e fila”, escreveu um torcedor na rede social X (antigo Twitter|). Outro destacou: “Hoje faleceu Edu Manga, um raro lampejo de craque em época muito difícil para o Palmeiras”.

Clubes por onde passou também se manifestaram. O Náutico ressaltou a importância do jogador na conquista estadual de 2002, enquanto o América do México o chamou de “lenda” em nota oficial.