Agronegócio
o papel do produtor rural
Muito antes de chegar às prateleiras, o chocolate nasce no campo. No Dia Mundial do Chocolate, celebrado no dia 7 de julho, é hora de reconhecer quem cultiva o cacau.
Atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores de cacau do mundo e tem se destacado pela qualidade e pela força de marcas que produzem chocolate artesanal, direto do grão à barra.
Em especial, nas regiões como o Pará, a Bahia e o Ceará, produtores rurais têm investido em práticas sustentáveis. Para o produtor Luciano Sanjuan, de Ilhéus (BA), a produção de chocolate é parte de um ciclo maior. “Fazer o chocolate é completar esse ciclo: transformar a matéria-prima inicial no alimento do ser humano, dos animais e das plantas”, afirma Luciano.
- Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp
Mais do que isso, o cacau gera renda no campo, movimenta a economia local, fortalece a agricultura familiar e posiciona o Brasil no mercado de chocolates finos e sustentáveis.
“A gente preza por chocolates de alta concentração de cacau, sem veneno, sem químicos… algo saudável, seguro e feito com amor”, afirma Daniela Nascimento, que produz cacau ao lado de Luciano.
Segundo o casal, o chocolate vai além do prazer. “O chocolate, que já é um superalimento tão amado no mundo todo, passa a ter com a gente um valor ainda maior, porque não olhamos só como algo que dá prazer, mas sim algo que vitaliza o corpo das pessoas”, conclui Daniela.
