Minas Gerais Saúde em crise

Hospital da Baleia em BH tem falta de insumos básicos

Por Webtv Paracatu

22/06/2022 às 13:15:24 - Atualizado há
A administração relata a escassez no fornecimento de soro fisiológico, contraste e sorbitol. Além da indisponibilidade em novas compras. Contudo, as equipes médicas estão fazendo o uso racional dos insumos. "O Baleia não paralisou qualquer atendimento e está fazendo uso racional de todos os insumos escassos", declarou o hospital em nota.

O sorbitol é essencial em cirurgias ginecológicas e urológicas para tratamento de câncer de útero e câncer de próstata. O contraste não iônico, que também está escasso, é utilizado para realizar exames de imagem para diagnósticos. Enquanto o soro fisiológico é necessário para todos os pacientes internados.

"Esse cenário tem gerado grande impacto para os pacientes oncológicos, por exemplo, gerando atrasos em diagnósticos, no início de terapias e no adiamento de cirurgias", declarou o hospital em nota.

"No caso da oncologia, o diagnóstico precoce, a correta aplicação dos medicamentos e a cirurgia realizada no tempo adequado são imprescindíveis para o sucesso do tratamento", enfatizou.

De acordo com a administração, a dificuldade no fornecimento se justifica pela falta do princípio ativo dos insumos - a maioria importado da Ásia. Além da falta material de embalagem, como caixas de papelão, frascos, ampolas para envase dos medicamentos e escassez de polietileno para produção dos frascos de soros.

A reportagem procurou a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e aguarda retorno.
Comunicar erro
Webtv Paracatu

© 2022 © Copyright - Webtv Paracatu - Todo os direitos reservados
Avenida Olegàrio Maciel - 567

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Webtv Paracatu