Os motoristas que trafegam pela BR-040, rodovia que liga Belo Horizonte ao Distrito Federal, agora têm um motivo especial para fazer uma parada em Paracatu. Após sete meses interditado para obras de restauração, o Museu Histórico Municipal de Paracatu foi reinaugurado, apresentando uma nova expografia e estrutura modernizada.
Desde o ano 2000, o casarão centenário que abriga o museu é referência na preservação da história local. Com 980 peças permanentes distribuídas por oito ambientes, o espaço passou por um processo de revitalização que resultou em uma exposição mais dinâmica e interativa. Recursos audiovisuais e uma nova organização do acervo foram implementados para proporcionar uma experiência mais imersiva aos visitantes.
A promotora de Justiça Mariana Duarte Leão destacou o impacto das mudanças. “Foi um projeto que todo mundo da cidade abraçou. Como exemplo, na cama que está em exposição, uma senhora elaborou todo o cortinado da cama colonial, que tinha se perdido. Ela fez questão de fazer um, lembrando como era na época, manualmente, e doou a peça”, relatou.