O zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional-URU, morreu nesta terça-feira (27/8). O uruguaio deixará dois filhos, uma menina de dois anos e um menino que nasceu há pouco mais de 10 dias, em 16 de agosto.
Izquierdo morreu em decorrência de uma arritmia seguida de parada cardíaca sofrida na última quinta-feira (22). Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
As imagens do nascimento do filho do jogador, há duas semanas, foram compartilhadas nas redes sociais. Confira:
O que é arritmia cardíaca, condição que acometeu Juan Izquierdo?
De acordo com o Hospital do Coração (HCor), a arritmia cardíaca ocorre quando o coração bate em ritmo irregular. As mais comuns são: a bradicardia, caracterizada pelo ritmo lento, abaixo de 50 batimentos por minuto (bpm), e a taquicardia, definida pelo ritmo acelerado, acima de 100 bpm em repouso. Em condições normais, o coração bate de 50 a 90 bpm.
Em termos ainda mais específicos, há arritmias supraventriculares, que se iniciam no átrio do coração ou nas câmaras inferiores, e arritmias ventriculares, que se iniciam nas câmaras cardíacas inferiores. Segundo o HCor, as malignas normalmente ocorrem nos ventrículos e podem levar à morte súbita, enquanto as benignas geralmente acontecem no átrio.
Apesar de ter sido prontamente atendido, Izquierdo sofreu parada cardíaca a caminho do hospital. A ausência de atividade mecânica do coração resultou de complicação da grave arritmia que acometeu o atleta.
Os médicos que assistiam Izquierdo não detalharam o tipo de arritmia sofrida.
A notícia Morte de Juan Izquierdo: zagueiro acompanhou nascimento de filho há duas semanas foi publicada primeiro no No Ataque por No Ataque.