InícioGeralMetrópoles entrevista ao vivo Cleber Lopes, candidato à OAB-DF. Siga

Metrópoles entrevista ao vivo Cleber Lopes, candidato à OAB-DF. Siga

O Metrópoles entrevista, nesta sexta-feira (25/10), Cleber Lopes, candidato a presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF).

Assista ao vivo:

Nas eleições de 2024, o advogado criminalista lidera a Chapa 10, Ordem com + Voz, do grupo tradicionalmente conhecido como “verdes”. Gisele Reis é a candidata a vice-presidente.

A Chapa 10 apresenta propostas baseadas em 10 compromissos: transparência, inclusão, diversidade, inovação, capacitação, apoio, defesa, cuidado, autonomia e valorização da advocacia.

No quesito transparência, Lopes promete criar uma Diretoria de Compliance e reformular o Portal da Transparência da OAB-DF.

O candidato também propõe investir na formação contínua, com programas de capacitação que incluem cursos, palestras, workshops sobre temas contemporâneos. Nesse eixo, Lopes quer criar o Programa de Intercâmbio de Aperfeiçoamento Profissional, que conectará advogadas e advogados do DF com instituições e empresas internacionais, ampliando oportunidades de trabalho, como estágios, participação em eventos e conferências e troca de experiências sobre práticas e legislações locais.

Em relação às Subseções, o candidato promete descentralizar serviços que atualmente estão disponíveis somente na sede da OAB-DF.

A Chapa 10 propõe a criação de uma política de cuidado físico e mental, com ações como parcerias com empresas e instituições para atendimento presencial com psicólogos e psiquiatras para tratar estresse, ansiedade, depressão e burnout.

As propostas de Lopes também incluem a ampliação de convênio com instituições financeiras para empréstimos do programa Meu Primeiro Escritório.

O candidato da Chapa 10 promete criar uma política de fortalecimento da advocacia, com central digital para registro e acompanhamento permanente de denúncias de violações de prerrogativas.

Outra promessa de Lopes é o apoio à ampliação da licença maternidade para advogadas, “promovendo um fundo que ofereça suporte financeiro durante o período de afastamento e transição ao retorno ao trabalho”.

Formação

A Chapa 10 tem Carolina Petrarca, Ricardo Peres e Thaís Riedel como candidatos ao  Conselho Federal. Evandro Pertence, ⁠Manuelina Rosa e Eduardo Athayde são os suplentes.

Completam o grupo: Renata Nepomuceno e Cysne, como candidata a secretária-geral; Paulo Alexandre Silva, como secretário-adjunto; e Amaury Santos de Andrade para a Tesouraria da OAB-DF. Cecéu Elói é o candidato a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do DF.

Lopes tem o apoio de Célia Arruda de Castro, que, em 2015, foi candidata a vice-presidente de Délio Lins e Silva Júnior, do grupo dos “laranjas”. Na semana passada, o ex-presidente da OAB-DF Esdras Dantas também se uniu ao criminalista na disputa pelo comando da Seccional.

O governador do Distrito Federal e ex-presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha (MDB), apoia a candidatura de Lopes.

spot_img
spot_img

Últimas notícias