Um jogador que quase defendeu o Cruzeiro em 2021 foi anunciado como reforço de um rival da Série A do Campeonato Brasileiro. Nesta semana, o Fortaleza, que está na zona de rebaixamento, confirmou a contratação do meia colombiano Yeison Guzmán, de 27 anos.
Na época, o Cruzeiro disputava a Série B do Campeonato Brasileiro e buscava reforços para retornar à elite. Em abril de 2021, a diretoria celeste chegou a anunciar a compra de Guzmán junto ao Envigado, da Colômbia, por 1,2 milhão de dólares (cerca de R$ 6,7 milhões), um acordo por 80% dos direitos econômicos do jogador.
Guzmán chegou a vestir a camisa celeste e mandou um recado aos torcedores do Cabuloso, mas nunca se juntou ao time na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte. O meia desistiu de jogar na equipe mineira por influência do seu empresário, Kormac Valdebenito, que alertou sobre a crise financeira do Cruzeiro.
Meia que desistiu do Cruzeiro acerta com o Fortaleza
Os anos se passaram e Guzmán acabou fazendo carreira no futebol colombiano, passando por times como Atlético Nacional e Tolima. Na última temporada, o meia esteve emprestado ao Torpedo Moscow, da Rússia, equipe pela qual somou cinco gols em 11 partidas, chamando a atenção do Fortaleza.
Precisando de reforços para escapar do rebaixamento à Segunda Divisão do torneio nacional, a SAF do Fortaleza abriu os bolsos e pagou 1,1 milhão de dólares (cerca de R$ 6 milhões na cotação atual) ao Torpedo Moscow para garantir 60% dos direitos econômicos do atleta colombiano.