O maior eclipse solar do século está previsto para 2 de agosto de 2027 e deve provocar seis minutos e vinte e dois segundos de completa escuridão. Segundo a National Aeronautics and Space Administration (Nasa), o espetáculo será visível principalmente em regiões do Hemisfério Oriental.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
O fenômeno será visto em boa parte da Europa, África e oeste e sul da Ásia. Porém, o momento em que o Sol ficará totalmente coberto pela Lua (eclipse total) ocorrerá apenas em dez países: Espanha, Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito, Sudão, Arábia Saudita, Iêmen e Somália.
Como acontece?
O eclipse solar só acontece quando a Lua está em fase nova, mas nem toda Lua nova resulta no fenômeno. Isso ocorre porque as órbitas da Terra e da Lua possuem planos diferentes e ligeiramente inclinados entre si, o que faz com que os alinhamentos perfeitos sejam raros.
Se esses planos coincidissem, haveria eclipses lunares a cada Lua cheia e eclipses solares a cada Lua nova.
Um dos eclipses mais marcantes foi o eclipse anular do Sol de 15 de janeiro de 2010, considerado o mais longo do milênio, com duração de 11 minutos e 7,8 segundos.
Onde ver o eclipse no Brasil?
O eclipse solar total não poderá ser visto do Brasil nem mesmo de forma parcial. O fenômeno ocorrerá no norte da África, e também poderá ser visto em partes da Europa e da Ásia.
Tipos de eclipse solar
Eclipse total: acontece quando a Lua encobre completamente o Sol, bloqueando toda a luz solar. Esse fenômeno leva, em média, cerca de 400 anos para se repetir no mesmo ponto da Terra.
Eclipse parcial: ocorre quando apenas uma parte do Sol é encoberta pela Lua, resultando em uma redução parcial da luminosidade.
Eclipse anular (ou anelar): acontece quando o diâmetro aparente da Lua é menor que o do Sol. Assim, o satélite cobre apenas o centro do disco solar, formando um anel luminoso ao redor, o chamado “anel de fogo”.
O post Maior eclipse solar do século vai ‘apagar’ o Sol por 6 minutos; confira a data apareceu primeiro em Canal Rural.