O presidente Lula convocou para uma reunião o ministro da Educação, Camilo Santana, e seu principal apadrinhado político, o prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão. Eles chegam à capital federal nesta terça-feira (29/10) e devem se encontrar com o mandatário durante o dia. A agenda não foi confirmada oficialmente.
Antes do chamado de Lula, os planos de Camilo Santana e Evandro Leitão eram permanecer no Ceará para tocar agendas no estado durante a semana. Mas o presidente tem pressa em colher os louros da principal vitória do PT nas eleições municipais deste ano, considerando que Fortaleza será a única capital governada pelo partido a partir de 2025.
O resultado eleitoral na capital do Ceará fortaleceu Camilo Santana como eventual sucessor de Lula. Outro beneficiado pela eleição foi o líder do governo na Câmara, o cearense José Guimarães, que passou a figurar como um dos favoritos para assumir a presidência do PT.
A executiva do partido se reuniu na tarde dessa segunda-feira (28/10) e lideranças começaram a desenhar cenários para 2026. De acordo com interlocutores, Lula quer discutir o panorama nacional com Camilo e Evandro Leitão, principalmente porque eles derrotaram um bolsonarista raiz na eleição municipal e podem colaborar para a “fórmula do sucesso”.
O petista conquistou 50,38% dos votos válidos, contra 49,62% do deputado André Fernandes (PL), que apareceu numericamente à frente nas pesquisas divulgadas na véspera da eleição. O resultado foi celebrado, pois Lula se envolveu diretamente na disputa.
Outro ponto que chamou a atenção do presidente para a eleição de Fortaleza foi o fato de o PT ter derrotado um bolsonarista mesmo sem a ajuda do PDT de Ciro Gomes. O ex-ministro, crítico ferrenho do atual governo, continua como uma das principais forças políticas locais.
Evandro Leitão é economista e presidiu o time de futebol Ceará de 2008 a 2015. Foi deputado estadual pelo PDT e atuou como líder do governo Camilo Santana. Em 2023, assumiu o terceiro mandato e foi para o PT, já visando a disputa pela Prefeitura de Fortaleza.