A longevidade de um animal doméstico depende de fatores como estilo de vida, alimentação e cuidados preventivos. Contudo, questões genéticas e evolutivas faz com que algumas raças de cães tenham uma maior predisposição a viver por mais tempo.
Cada raça conta com particularidades e necessidades específicas. Entretanto, segundo o veterinário Flávio Nunes, o denominador comum para uma vida longa e saudável reside no amor, bem como na atenção e nos cuidados preventivos proporcionados por seus tutores.
Confira, de acordo com o profissional, as sete raças mais longevas de cachorros:
Chihuahua
Apesar de ser um cachorro de pequeno porte, os chihuahuas se desgastam menos ao longo dos anos. Nunes explica que, historicamente, a raça não apresenta predisposição genética para muitas das doenças graves que afetam raças maiores. A expectativa de vida dos cães dessa raça varia entre 14 a 16 anos.
Dachshund (salsicha)

Apesar da estrutura corporal desses cães estar relacionada a uma maior predisposição de problemas de coluna, os salsichas conseguem chegar até os 15 anos de idade. Isso acontece por que a natureza independente e ativa do Dachshund contribui para sua saúde mental e física, mantendo-o engajado e estimulado por muitos anos.
Shih tzu

O veterinário descreve que a adaptabilidade desses cães a diferentes ambientes e a forte ligação que estabelecem com os tutores resulta em lares amorosos e cuidados atentos. A expectativa de vida dos shih tzus varia entre 10 a 16 anos.
Lhasa apso

Os cães dessa raça são conhecidos por terem uma natureza independente, mas leal. Nunes esclarece que os lhasa são resistentes e acostumados a condições climáticas adversas, o que pode ter contribuído para sua saúde robusta ao longo das gerações. “Sua predisposição a poucas doenças genéticas sérias também favorece uma vida mais longa e com qualidade”, afirma. A expectativa de vida deles varia de 12 a 15 anos.
Poodle

Inteligentes e de fácil treinamento, os poodles se adaptam bem a rotinas de exercícios e cuidados de saúde. Nunes explica que a raça não apresenta uma lista extensa de problemas genéticos graves, o que contribui para a longevidade. Os poodles podem viver até 16 anos.
Beagle

Os cães dessa raça costumam ser cheios de energia, por isso, necessitam de uma rotina com bastante atividade física. Esse hábito contribui para a manutenção de um peso saudável e para a prevenção de problemas relacionados ao sedentarismo. “São cães resistentes e, com os devidos cuidados, podem proporcionar muitos anos de alegria e companheirismo”, afirma Nunes. Os beagles viver até os 15 anos de idade.
Australian cattle dog

O que coloca esses cães na lista é a herança de cão pastor presente na genética desses pets. Essa característica confere maior resistência e uma grande necessidade de exercício constante, hábitos que mantêm o corpo e mente dos pets ativos. Em um lar cuidadoso, esses cães podem viver até 16 anos, mantendo sua energia e disposição por bastante tempo.