Livro que retrata a Copa de 1950 é um dos melhores relatos sobre o mundial

Paulo Perdigão (1939-2006) tinha apenas onze anos em julho de 1950, mas a derrota da seleção brasileira para o Uruguai, em pleno Maracanã, no jogo decisivo da Copa, o marcou para sempre. Exerceu com brilhantismo o ofício de jornalista no Diário de Notícias, O Globo, Jornal do Brasil, na Manchete e na Veja. Especialista em cinema, também atuou como programador da Rede Globo de Televisão. 
Em 1986, Perdigão lançou o clássico “Anatomia de uma Derrota”, obra que esmiúça, em definitivo, o primeiro mundial disputado no Brasil. Logo na capa, o autor menciona a frase de Ghiggia, autor do gol que deu o título ao Uruguai em cima da seleção brasileira: “Apenas três pessoas, com um único gesto, calaram o Maracanã com 200 mil pessoas: Frank Sinatra, o Papa João Paulo II e eu.”
Na contracapa, a editora L&PM, destaca sinopses da imprensa sobre o livro: “Um dos dez melhores livros do ano! A tragédia da derrota do Brasil na Copa de 50, em pleno Maracanã, é reconstituída em detalhes e explicada num estudo emocionante e bem fundamentado. Um livro admirável!” (Revista Veja). “Um extraordinário talento para investigar tragédias ilumina essa bela leitura de cabeceira. Uma reconstituição poucas vezes conseguida na crônica esportiva.” (Revista IstoÉ). “Nada falta neste livro sobre a perda do Campeonato Mundial pelo Brasil em 1950, incluindo a reprodução de toda a transmissão radiofônica da grande final Brasil x Uruguai. Uma monografia exaustiva, obsessiva, na ânsia de se completar.” (O Globo). “A seriedade da pesquisa resultou num livro escrito com sensibilidade e competência. Nele está não só o drama, mas o seu cenário social, político, psicológico. Um documento precioso!” (O Estado de São Paulo). “Uma narrativa apaixonante até para quem não se interessa por futebol.” (Folha de S.Paulo).
Abaixo, disponibilizo o PDF deste livro que, além de retratar a dor de um país, é fundamental para entender, mesmo com cinco Copas conquistadas pelo Brasil, depois de 1950, as razões pelas quais aquele luto esportivo jamais será superado. 
Leia AQUI o livro “Anatomia de uma Derrota”

Leia também

Desabafo de Zagallo marcou título da Copa América pela seleção em 1997

Ao menos oito emissoras de rádio transmitiram a Copa de 1950, no Brasil