O grupo xiita Hezbollah escolheu, nesta terça-feira (29/10), o vice-líder Naim Qassem como o novo líder, substituindo Hassan Nasrallah, morto em um bombardeio israelense no sul de Beirute, em 28 de setembro.
O Hezbollah oficializou Naim Qassem para assumir o grupo e prosseguir com as ofensivas contra Israel. Ele havia sido nomeado como vice-comandante do grupo, do qual é um dos fundadores, em 1991.
Em comunicado, o grupo celebrou o anúncio do novo líder, expressando orgulho por Qassem assumir a missão em um momento crítico.
“Estendemos as nossas mais elevadas felicitações e bênçãos pela grande confiança que recebeu [ Naim Qassem] ao assumir as funções de secretário-geral do Hezbollah, sucedendo ao líder mártir Sayyed Hassan Nasrallah, que se ergueu como mártir no caminho para Jerusalém diante da arrogância”, parabenizou o grupo.
O Exército de Israel anunciou a morte de Seyyed Hassan Nasrallah em um bombardeio no sul de Beirute, ocorrido em setmebro
Hassan Nasrallah foi um dos fundadores do Hezbollah e comandou o grupo desde 1992. Ele foi um dos responsáveis por liderar um movimento contra a ocupação israelense no Líbano em 1982, em meio à guerra civil no país. Depois, o grupo virou o que hoje é o Hezbollah.