Leonardo Jardim além de ser o grande responsável por tornar o elenco do Cruzeiro extremamente competitivo também vem se mostrando como um especialista na parte da gestão de seus jogadores. Uma de suas claras qualidades é pela forma como lida com atletas vindos da base.
Assim como fez com Kaiki Bruno e Kauã Prates, por exemplo, a ideia do Cabuloso é de que o mesmo seja feito com outras grandes promessas das categorias de base. O meia Cauan Baptistella, de apenas 17 anos, vem gerando grandes expectativas entre os torcedores.
O jovem ítalo-brasileiro vem participando dos últimos treinamentos junto com o elenco profissional já focando na preparação para o jogo de volta da Copa do Brasil, contra o Atlético Mineiro, no dia 11 de setembro. Sua presença entre os relacionados para a partida, no entanto, ainda é uma dúvida.
Cauan há pouco tempo firmou um novo contrato com o Cruzeiro, com direito a ampliação de seu vínculo até o final de 2030 e também uma boa valorização salarial. Além disso, também foi dado ao atleta um projeto de integração gradual ao time principal da Raposa.
Técnico do Cruzeiro falou sobre utilização de jovens da base
Leonardo Jardim, em entrevista ainda no decorrer do mês de julho, falou sobre a utilização de jogadores das categorias de base no time principal. Segundo ele, é necessário adotar uma cautela para que etapas não sejam queimadas, mas afirmou que os jovens receberão chances.
“A juventude do Cruzeiro tem que ser aproveitada, mas dentro de um trabalho sustentável e de uma progressão equilibrada. O Cruzeiro tem jogadores na Seleção Sub-15 e Sub-17. Acredito que no Mundial também terá jogadores do Cruzeiro. Temos muita qualidade na base, mas todos vão passar por um processo. Neste momento, aqueles que têm mostrado competência, temos escalado”, disse.