Justiça de SP determina transferência de sucessor de Marcola, líder do PCC, para presídio de segurança máxima

A Justiça brasileira determinou a transferência de Marcos Roberto de Almeida, conhecido como “Tuta”, para uma unidade prisional de segurança máxima em São Paulo. Tuta é apontado como o sucessor de Marcola no comando do Primeiro Comando da Capital (PCC), uma das maiores organizações criminosas do país. Ele será transferido da penitenciária federal de Brasília para a penitenciária de Presidente Venceslau, que é conhecida por seu sistema de segurança rigoroso e já abrigou Marco Williams Herbas Camacho, o Marcola, líder do PCC.

A captura de Tuta ocorreu em maio deste ano, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Ele foi detido enquanto tentava obter documentos falsos para deixar o país, em uma operação realizada pela Polícia Boliviana. A transferência de Tuta para a nova unidade prisional deve ocorrer nos próximos dias, mas a Secretaria de Administração Penitenciária optou por não divulgar a data exata por questões de segurança. A confirmação da transferência foi feita, mas detalhes adicionais foram omitidos para garantir a segurança do processo.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Tuta estava foragido desde a Operação Sharks, realizada em 2020, que tinha como alvo membros do PCC. A operação foi um marco na tentativa de desmantelar a organização criminosa, que tem uma forte presença em várias regiões do Brasil. A transferência de Tuta para uma unidade de segurança máxima é vista como uma medida essencial para garantir que ele permaneça sob vigilância rigorosa, minimizando riscos de fuga ou comunicação com outros membros da facção.

*Com informações de David de Tarso 

*Reportagem produzida com auxílio de IA