Hamas entrega corpos de quatro reféns mortos a Israel em meio a cessar-fogo mediado pelos EUA

O Hamas entregou nesta segunda-feira (13) os corpos de quatro reféns israelenses mortos durante o cativeiro em Gaza, informou o Exército de Israel. A devolução foi realizada por meio da Cruz Vermelha, como parte do acordo de cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos e em vigor desde a última sexta-feira. De acordo com as Forças de Defesa de Israel (Tzahal), os caixões com os corpos foram escoltados por militares e agentes do Shin Bet, o serviço de segurança interna do país, até o Centro Nacional de Medicina Forense, onde será realizado o processo de identificação.

O grupo islâmico ainda mantém os restos de outros 24 reféns, que também deverão ser entregues a Israel nas próximas etapas do acordo. “O Hamas deve respeitar o acordo e tomar as medidas necessárias para devolver todos os reféns mortos”, afirmou o Exército israelense em comunicado. Segundo autoridades de Israel, nem todos os corpos devem ser devolvidos de imediato. Caso alguns não sejam localizados, um organismo internacional previsto no plano de paz norte-americano auxiliará na busca.

O Hamas e grupos aliados sequestraram 251 pessoas durante o ataque de 7 de outubro de 2023, no sul de Israel, que deixou 1.219 mortos, a maioria civis, segundo dados oficiais compilados pela AFP. Em contrapartida, o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, informou que 67.869 palestinos morreram na ofensiva militar israelense desde então. Como parte do atual cessar-fogo, Israel libertou 1.968 prisioneiros palestinos em troca dos últimos 20 reféns vivos ainda detidos na Faixa de Gaza.

*Com informações da AFP