Granizo encobre rodovia do Paraná e moradores acham que é neve

As câmeras de monitoramento da concessionária EPR Litoral Pioneiro registraram, na manhã desta terça-feira (26), imagens impressionantes da chuva de granizo que atingiu a cidade Castro, no Paraná.

Pouco depois das 9h, a região central e diversos bairros do município ficaram cobertos pelo gelo, em um cenário que lembrou neve e surpreendeu moradores. A PR-151, que corta a cidade, também ficou tomada pelas pedras de gelo. Até o momento, não há informações oficiais sobre estragos provocados pela chuva de granizo.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

De acordo com o meteorologista Allef Matos, do Simepar, o fenômeno foi provocado pelo deslocamento de um vórtice ciclônico em altos níveis sobre o Paraná.

“É um sistema de baixa pressão bem desenvolvido que se forma a cerca de 5 quilômetros de altitude, o que favorece a formação de tempestades. Além disso, o sistema carrega ar bastante frio, criando um ambiente atmosférico ideal para a ocorrência de granizo. Como a temperatura na superfície também está mais baixa, as pedras de gelo conseguem se conservar até chegar ao solo”, explica.

O post Granizo encobre rodovia do Paraná e moradores acham que é neve apareceu primeiro em Canal Rural.