Governo bate martelo sobre volta do horário de verão

Em julho deste ano, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontou um aumento no déficit de potência no Brasil, o que significa que falta capacidade para geração de energia instantânea. Neste cenário, a volta do horário de verão foi uma alternativa estudada para dar conta da demanda.

Agora, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou a decisão final do governo brasileiro sobre o tema. Segundo ele, não haverá necessidade de adotar a medida e o horário de verão não irá retornar, pelo menos em 2025.

Conclusão das autoridades brasileiras é que o Brasil tem capacidade de atender a demanda energética (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Não há risco de falta de energia

Nesta terça-feira (14), o ministro explicou que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico se reúne mensalmente para discutir a segurança energética nacional. No último encontro, as autoridades concluíram que não há risco de falta de energia no país.

Alexandre Silveira afirmou que “graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano”. Isso descarta a necessidade de retomar o horário de verão neste ano.

alexandre silveira
Ministro Alexandre Silveira se pronunciou sobre o tema nesta terça (Imagem: Focus Pix/Shutterstock)

Apesar da decisão, o ministro de Minas e Energia deixou claro que a medida pode ser tomada no futuro, destacando que não pode faltar energia para o povo brasileiro. “Teríamos coragem completa e absoluta, caso fosse necessário, independentemente das opiniões e das controvérsias sobre o horário de verão, de implementá-lo”, disse ele. As informações são da Agência Brasil.

Leia mais

horario-de-verao-ministerio-de-minas-e-energia
Último horário de verão no Brasil foi entre novembro de 2018 e fevereiro de 2019 (Imagem: Zephyr_p/Shutterstock)

Pra que serve o horário de verão?

  • A adoção do horário de verão consiste no adiantamento dos relógios em uma hora.
  • O objetivo é aproveitar melhor a luz natural do dia, reduzindo o consumo de energia elétrica, principalmente durante o verão.
  • Na prática, amanhece e escurece mais tarde, permitindo aproveitar mais a luz solar e a diminuir o uso de iluminação artificial no fim da tarde e início da noite (quando o consumo de energia é maior).
  • Com essa economia, a população demanda menos energia e alivia o sistema elétrico brasileiro.

O post Governo bate martelo sobre volta do horário de verão apareceu primeiro em Olhar Digital.