InícioGeralGovernadores réus no STJ pedem indicação de novo ministro

Governadores réus no STJ pedem indicação de novo ministro

Os governadores do Consórcio da Amazônia Legal, formado pelos sete estados da Região Norte e por Maranhã e Mato Grosso, enviaram uma carta ao presidente Lula pedindo que ele indique o procurador Sammy Barbosa, do Ministério Público do Acre, para o Superior Tribunal de Justiça. Há duas vagas abertas com as aposentadorias das ministras Laurita Vaz e Assusete Magalhães e uma delas é destinada a oriundos do MP.

Porém, no grupo, há dois governadores que são réus no próprio STJ. Um deles é Gladson Cameli, do Acre. Ele se tornou réu em maio deste ano, sob acusação de ter desviado R$ 16 milhões em recursos públicos.

O outro governador é Wilson Lima, do Amazonas. Ele responde a processo desde 2021 por irregularidades na compra de ventiladores pulmonares durante a pandemia da Covid-19. Nesta quinta-feira, a Corte Especial iniciou o debate para saber se aceitava uma nova denúncia contra Lima, mas o ministro João Otávio Noronha pediu vista.

Na carta, os governadores alegam que a indicação de Sammy Barbosa seria importante para a representatividade da região. Atualmente, só um ministro é do Norte, Mauro Campbell, padrinho político de Sammy.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp e assine a newsletter de e-mail

Siga a coluna em Twitter, Instagram, Threads e Bluesky

spot_img
spot_img

Últimas notícias