Connect with us

Tecnologia

Ford e Tesla divergem sobre futuro da direção autônoma

Publicado

on


Enquanto Tesla aposta só em câmeras, Ford defende os sensores LiDAR como solução mais confiável para a segurança veicular

(Imagem: Tesla/Reprodução)

Compartilhe esta matéria

O CEO da Ford, Jim Farley, posicionou-se publicamente contra a estratégia da Tesla em relação à condução autônoma, defendendo o uso de sensores LiDAR como essencial para a segurança e eficácia da tecnologia. As informações são do site Fortune.

Em fala no Aspen Ideas Festival, Farley afirmou que a abordagem híbrida da Waymo — que combina câmeras, radar e LiDAR — é a mais adequada para marcas como a Ford, que, segundo ele, devem ser cautelosas com tecnologias emergentes.

“A câmera pode falhar em certas situações, mas o LiDAR consegue ver claramente o que está à frente”, explicou Farley, referindo-se ao sensor como uma espécie de “rede de segurança” para compensar as limitações visuais dos sistemas baseados apenas em câmeras.

ford
Jim Farley destaca limitações do sistema visual da Tesla e defende uso de LiDAR como elemento-chave na navegação autônoma (Imagem: Just dance/Shutterstock)

Musk confia que sua tecnologia é superior

  • A declaração contrasta com a filosofia do CEO da Tesla, Elon Musk, que defende uma abordagem exclusivamente baseada em câmeras para seus veículos autônomos, incluindo o sistema Full Self-Driving (FSD) e o recém-lançado serviço Robotaxi.
  • Musk argumenta que o sistema viário foi projetado para seres humanos — com olhos e inteligência biológica — e que replicar isso com câmeras e redes neurais é suficiente.
  • Além disso, ele critica a tecnologia da Waymo por ser cara e pouco escalável.
CEO da Ford afirma que a abordagem da Waymo é a ideal para termos robotáxis seguros (Imagem: Sundry Photography/Shutterstock)

Ford tem sistema de assistência

Enquanto a Tesla aposta em soluções mais ambiciosas para automação total, a Ford oferece o BlueCruise, seu sistema de assistência ao motorista voltado para rodovias, semelhante ao Super Cruise da GM. Nenhum deles, no entanto, chega ao nível de automação prometido pelo FSD da Tesla.

A divergência destaca uma divisão crescente na indústria automotiva sobre como alcançar veículos verdadeiramente autônomos — com foco na segurança, custo e viabilidade técnica.

Foto de Elon Musk acima do logo da Tesla
Elon Musk diz que LiDAR encarece demais os carros autônomos, e defende câmeras como base da autonomia veicular (Imagem: miss.cabul/Shutterstock)


Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.




OLHAR DIGITAL – Link original da matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *