O futebol brasileiro cada vez mais vem sendo tomado pela “era das SAF’s”, assim como foi feito com Cruzeiro, Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Cuiabá e Vasco da Gama. Depois de longo processo, outro time avançou bem para também se tornar oficialmente uma SAF.
Campeão da Libertadores em 2023, o Fluminense ainda assim vem enfrentando alguns problemas financeiros, mas que foram brevemente supridos com a ótima campanha na Copa do Mundo de Clubes. O time carioca conseguiu ótima premiação ao chegar até a semifinal.
A diretoria do Tricolor das Laranjeiras aceitou a proposta feita pelo banco BTG Pactual para se tornar definitivamente uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Apesar disso, ainda será necessária a realização de uma Assembleia Geral com a participação dos sócios do clube.
Segundo as informações, é esperado que cerca de 4 mil dos 59 mil sócios do clube participem da reunião. A ideia de criar um fundo de investimento foi proposta inicialmente por André Esteves, que é dono do banco.
Atual presidente do Fluminense, Mario Bittencourt não deixará o clube com o início da era SAF do time carioca. Com contrato até o final de dezembro deste ano, já foi definido que o mandatário seguirá como CEO da SAF.
Fluminense no Campeonato Brasileiro
Caminhando para se tornar mais uma SAF no futebol brasileiro, o Fluminense voltou aos trilhos e reencontrou o caminho das vitórias depois de uma leve crise pós-mundial. Depois de bater o Fortaleza, o time carioca assumiu a oitava colocação, com 27 pontos em 18 jogos disputados.