Connect with us

Agronegócio

Fávaro destaca uso de tecnologia para fortalecer agricultura familiar em MT

Publicado

on



Nesta sexta-feira (11), em Sorriso (MT), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforçou o uso da mecanização e da ciência como pilares importantes para garantir eficiência e dignidade no campo. Durante visita ao assentamento Jonas Pinheiro, ele entregou máquinas, equipamentos e insumos para comunidades rurais da região Norte do estado, como parte do Programa Estratégico de Fortalecimento Estrutural de Assentamentos Rurais e Sustentabilidade da Agricultura Familiar.

A iniciativa, desenvolvida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), contempla, além de maquinário, ações de capacitação, assistência técnica, gestão e monitoramento. Foram beneficiadas famílias dos municípios de Sorriso, Cláudia, Itaúba e Sinop. “É a tecnologia chegando para quem mais precisa. Produzir mais com eficiência e sustentabilidade é o que garante futuro para a agricultura familiar”, afirmou Fávaro.

Iniciativa em Sorriso (MT)

Para o prefeito de Sorriso (MT), Alei Fernandes, as entregas reforçam a importância da agricultura familiar, especialmente na alimentação escolar. “Grande parte da merenda vem do assentamento Jonas Pinheiro”, disse. O investimento nesta etapa ultrapassa R$ 5 milhões e inclui itens como tratores, caminhões refrigerados, adubos e colheitadeiras.

A entrega em Sorriso é parte de um cronograma mais amplo. Desde fevereiro, o programa tem percorrido diferentes regiões do estado. Já foram contemplados municípios como Rondonópolis, Pedra Preta, Campo Verde e Várzea Grande, consolidando um esforço do governo federal para melhorar a estrutura das propriedades rurais de pequeno porte.

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido, Carlos Fávaro recebeu o título de cidadão sorrisense e uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal. Sorriso, considerada a Capital Nacional do Agronegócio, homenageou o ministro por sua atuação em prol do desenvolvimento da agricultura familiar e do fortalecimento das cadeias produtivas no estado.



CANAL RURAL – Link original da matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *