Connect with us

Tecnologia

Fala AI: a computação quântica está mais perto do que nunca!

Publicado

on


IBM revelou plano para desenvolver um computador quântico a prova de erros. Mas será que vai para frente?

Compartilhe esta matéria

A IBM anunciou ter um plano detalhado para criar o primeiro computador quântico em grande escala e tolerante a falhas. Em palavras mais simples: um computador quântico que realmente funcione.

O modelo é o IBM Quantum Starling, que quer ser 20 mil vezes mais potente do que os computadores quânticos atuais. O plano é montá-lo no data center da IBM em Poughkeepsie, em Nova York, ainda antes do final deste década. Se tudo der certo, ele estará pronto em 2029.

IBM divulgou detalhes do computador quântico… mas será que sai do papel? (Imagem: Divulgação/IBM)

A IBM não é a única trabalhando em uma máquina quântica deste tipo, mas, ao contrário das rivais, planeja superar todos os obstáculos atuais. Para isso, a empresa vai apostar em uma abordagem para reduzir erros quânticos e no desenvolvimento de uma técnica para corrigir falhas em tempo real por meio de computação “normal”.

A companhia revelou seus planos não para provocar as concorrentes, mas para estimular o interesse dos desenvolvedores em criar algoritmos quânticos, parte fundamental do funcionamento das máquinas.

Será que vai para frente? E se for, será que o computador quântico da IBM será comercialmente viável? Afinal, esse é outro desafio do setor atualmente.

Esse é o assunto da coluna Fala AI desta semana, com Roberto Pena Spinelli, físico pela USP, com especialidade em Machine Learning por Stanford e pesquisador na área de Inteligência Artificial. Confira!


Vitoria Lopes Gomez

Vitoria Lopes Gomez é redatora no Olhar Digital






OLHAR DIGITAL – Link original da matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement