Exclusivo: Entidades relatam abordagem de advogado em nome do presidente do INSS

Dirigentes sindicais ouvidos pelo titular desta coluna, nos últimos dias, relataram ter sido abordados entre março e abril por um advogado indicado por Marcelo Oliveira Panella, chefe de gabinete do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que teria exigido a contratação de uma consultoria como condição para a inclusão das entidades no cadastro de autorizadas pelo INSS a fazer os descontos.

O advogado mencionado pelos sindicalistas é Gilmar Stelo, que atua no Rio Grande do Sul e já representou a família do ex-presidente João Goulart e do ex-governador Leonel Brizola em ações de reparação pela perseguição do Estado brasileiro durante a ditadura militar.

Com uma das entidades, ficou combinado que o serviço seria prestado depois que o cadastro da entidade fosse realizado, o que não chegou a acontecer porque a operação da PF ocorreu antes.

Segundo o relato dos sindicalistas, eles estavam tendo dificuldades em obter o aval para seus Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) – que, na prática, serviram para autorizar as entidades a descontar mensalmente do benefício dos aposentados o pagamento por serviços como seguro de vida, auxílio funeral e outros. Foram, então, procurar ajuda do chefe de gabinete de Lupi para pedir a liberação de seus acordos. Panella teria recomendado que procurassem Stelo.

De acordo com fontes ligadas à investigação, o grupo formado pelo ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, cobrava o valor de R$ 5 milhões das entidades para firmar o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o INSS e entidades, além de pelo menos R$ 200 mil por mês para manter o contrato.

O titular desta coluna teve acesso a um print de WhatsApp que revela uma consulta a Gilmar Stelo.

O diretor de uma entidade pergunta:

Universo, AAPB, AAPEN (ABSP), CBPA, AMBEC, UNASPUB,
09:33
Encaminhada
As rescisões assim me passaram.
Bom dia, meu irmão.
09:33
Meu chefe me mandou isso, será que vai finalizar o nosso também?
09:34

Na sequência, Gilmar Stelo responde:

Bom dia, meu irmão.
09:34
Não é essa a informação, pelo que sei.
09:34

O diretor da entidade segue questionando o advogado:
Aprofunda pra mim e me atualiza, irmão?

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Fontes ouvidas nesta segunda-feira confirmam que Stelo era o contato mais próximo para conversar com Marcelo Oliveira Panella, chefe de gabinete do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.