InícioGeralEm recuperação após queda, Lula desmarca ida à COP 29 no Azerbaijão

Em recuperação após queda, Lula desmarca ida à COP 29 no Azerbaijão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou sua ida a Baku, no Azerbaijão, onde participaria da Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP 29. A data da viagem estava marcada para 10 de novembro, com retorno ao Brasil previsto para o dia 12 do mesmo mês.

O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), é quem irá substituir o chefe do Executivo. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (28/11) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).

Ainda segundo a assessoria do Planalto, o cancelamento do compromisso é para que o petista volte suas atenções às reuniões da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), no Peru, e do G20, no Brasil.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, falou com a imprensa nesta segunda-feira, no Palácio do Alvorada, e disse também que Lula não irá comparecer a COP 29 devido a seu quadro de saúde após acidente doméstico.

“Dialogando com a equipe médica, nós já defendíamos que ele suspendesse as viagens internacionais por conta de fuso horário. Ele tomou a decisão de suspender essas viagens [para COP 16 e COP 29] por recomendação médica. O grande evento do Brasil vai ser o G20 e isso [cancelamento das viagens] permite que ele se dedique à preparação do G20”, explicou.

A preocupação da equipe de Lula em relação a essa viagem longo já havia sido noticiada pelo colunista Igor Gadelha, no Metrópoles.

Viagem de Lula a Colômbia também foi cancelada

Mais cedo, o Planalto informou o cancelamento da viagem de Lula à Colômbia. O chefe do Executivo iria para Cali, a fim de participar da 16ª Conferência das Nações Unidas de Biodiversidade (COP16).

Durante a semana, houve avaliação para checar se o presidente estaria em condições físicas de ir, após sofrer acidente doméstico no sábado (19/10), e o martelo foi batido na sexta-feira (25/10).

Nesta manhã, Lula refez exames no Sírio-Libanês para checar seus pontos, traumatismo craniano e sangramento no cérebro.

“O exame está estável em relação aos anteriores. Está apto para exercer sua rotina de trabalho em Brasília. Nova avaliação ocorrerá em cinco dias”, disse o boletim médico liberado pelo hospital.

spot_img
spot_img

Últimas notícias