Em alerta, DF é o local onde mais choveu no Brasil nas últimas 24h

Inmet divulgou alerta laranja para risco de chuvas intensas e perigosas no DF. Há risco de ventos fortes, alagamentos e raios na capital

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)

Nas últimas 24 horas, o Distrito Federal foi o local onde mais choveu no Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) soltou um alerta laranja de risco de chuvas intensas e perigosas para a população nesta terça-feira (14/1).

Desde domingo (12/1) a chuva causa danos no DF. Nesta terça há risco de precipitações entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou entre 50 e 100 milímetros por dia.

Existe a possibilidade de ventos intensos, com velocidades de 60 km/h a 100 km/h. A população deve estar atenta para possíveis cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e raios.

O Inmet tem cinco estações no DF. A unidade de Águas Emendadas (Planaltina e Sobradinho) registrou mais de 128,8 mm nas últimas 24 horas, sendo o local onde mais choveu em todo Brasil no período.

Segundo a Meteorologista do Inmet Dayse Moraes, no cálculo parcial de janeiro de 2025, até o momento, Águas Emendadas registrou 303,8 mm de chuva, superando a média histórica do mês, calculada em 206 mm.

Na conta parcial de janeiro, as estações do Gama, Paranoá, Brazlândia, e Sudoeste registraram, respectivamente, 184 mm, 169,8 m, 141,6 mm e 126 mm.

De acordo com Dayse Moraes, existe a tendência de mais chuvas fortes ao longo da semana e não se descarta a possibilidade de que elas avancem pelo final de semana. Mas há chance de aberturas pontuais de sol.

As temperaturas tendem a ser moderadas, e a umidade do ar será alta.