O modelo Cybertruck foi uma das principais apostas da Tesla nos últimos anos. O próprio CEO da fabricante de veículos elétricos, Elon Musk, valorizou as grandes capacidades do modelo em diversas oportunidades.
No entanto, o bilionário teria mentido em pelo menos uma delas. Isso aconteceu quando ele disse que a picape elétrica venceu um Porsche 911 em uma corrida de quarto de um quarto de milha, o correspondente a cerca de 400 metros.
Resultado foi diferente do que o anunciado
De acordo com o portal Electrek, a Tesla divulgou um vídeo desta disputa logo após o lançamento do Cybertruck. As imagens mostravam a picape rebocando um Porsche 911 e mesmo assim vencendo um outro modelo do carro esportivo em uma corrida. Na oportunidade, Musk se vangloriou da aceleração e velocidade atingidas pelo veículo da Tesla.
O problema é que essa alegação pode ser contestada por razões diferentes. Em primeiro lugar, a comparação foi feita com um Porsche 911 Carrera T. Essa é a versão mais lenta do modelo, o que pode ter sido uma escolha proposital para acentuar as capacidades do Cybertruck na disputa.
Tesla Cybertruck beats a 911 while towing a 911, which mean it can carry a 911 faster down a 1/4 mile than the Porsche can travel by itself … https://t.co/l0mQKFQ9NB
— Elon Musk (@elonmusk) October 2, 2025
No entanto, nem mesmo a vitória na corrida foi real. O próprio vídeo acaba na metade, quando apenas 0,125 milhas haviam sido percorridas, o correspondente a 200 metros. O engenheiro-chefe do Cybertruck, Wes Morrill, confirmou que a disputa não foi finalizada e que a Tesla optou por simular o que aconteceria no restante do trajeto.
Após realizar uma simulação própria, a Engineering Explained desafiou a alegação da empresa de Musk. Várias outras recriações da corrida mostram que o Porsche 911 supera claramente o Cybertruck. Desde então, a Tesla passou a dizer que a picape tem uma arrancada melhor, embora o bilionário tenha voltado a sustentar a alegação inicial.
Leia mais
- Força Aérea dos EUA quer bombardear Cybertrucks da Tesla
- Tesla passa a aceitar troca com Cybertruck, mas valor cai até 39%
- Tesla Cybertruck: picape elétrica de Musk é um fracasso?

Tesla Cybertruck foi uma grande aposta da Tesla
- Com design futurista e carroceria de aço inoxidável “ultraduro”, a primeira picape elétrica lançada pela Tesla possui autonomia estimada de até 550 km por carga.
- A versão de entrada da picape com tração traseira possui 400 km de autonomia, vai de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 180 km/h.
- Já a com tração integral (AWD Cybertruck) tem alcance de 550 km, aceleração de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e a mesma velocidade máxima da anterior.
- Por fim, a “Cyberbeast”, topo de linha, pode vir com dois ou três motores elétricos.
- A configuração trimotor vai de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos e atinge 210 km/h, além de produzir nada menos que 845 cavalos e 1.423 kgfm de torque.
- A autonomia, porém, cai para cerca de 515 km.
- O modelo foi lançado no final de novembro de 2023 e era uma grande aposta da Tesla.
- No entanto, a procura ficou abaixo do esperado.
- Os recorrentes recalls também acabaram prejudicando a imagem da picape.
O post Elon Musk teria mentido sobre capacidades do Tesla Cybertruck apareceu primeiro em Olhar Digital.