O Atlético-MG recebeu a notícia nesta sexta-feira (18) de que o atacante Dudu foi condenado a seis jogos de suspensão pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta das ofensas proferidas à presidente do Palmeiras, Leila Pereira, nas redes sociais. O tribunal entendeu que o atleta foi misógino.

Além dos jogos de suspensão, Dudu terá que pagar uma multa de R$ 90 mil, mas a decisão cabe recurso. Com isso, o atacante vai perder os próximos confrontos do Atlético na Série A do Campeonato Brasileiro, além dos duelos de ida e volta contra o Flamengo pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Dudu não chegou a participar da audiência, o que gerou críticas de Leila Pereira. Em determinado momento, a presidente do Palmeiras chegou a chamar o jogador de covarde. A crise entre eles começou após o camisa 7 deixar o time alviverde no fim do ano passado para se juntar ao Cruzeiro.

Dudu é punido pelo STJD e vai perder 6 jogos do Atlético

Dudu foi denunciado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala sobre a prática de ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. Leila Pereira alega que foi xingada por ser mulher.

A polêmica teve início quando a presidente disse que Dudu tinha deixado o Palmeiras pela ‘porta dos fundos’. Nas redes sociais, o atacante pediu para que a dirigente deixasse ele em paz e usou o termo ‘VTNC’, uma abreviação para um xingamento que ofendeu Leila Pereira.