Dermatologista ensina truques caseiros para suavizar as olheiras

As olheiras são um fator de incômodo para a maioria das pessoas, homens ou mulheres. Embora as causas para as manchas escuras abaixo dos olhos possam ter múltiplos fatores, como genética, privação de sono e estresse, a dermatologista Regina Buffman revela que existem, sim, alguns truques caseiros capazes de suavizar a condição.

Mesmo que algumas soluções possam, de fato, contribuir para diminuir a aparência “cansada”, a especialista alerta que, antes de se arriscar em receitinhas e truques, as pessoas que sofrem com o problema precisam buscar orientação dermatológica para evitar maiores prejuízos, uma vez que a pele ao redor dos olhos é extremamente fina e sensível.

Entenda.

  • Segundo Regina Buffman, as olheiras podem naturezas vasculares, pigmentares e estruturais.
  • As vasculares surgem por conta da dilatação dos vasos sanguíneos e costumam ter coloração arroxeada ou azulada. Para o tratamento caseiro, ela sugere compressas frias e ativos como cafeína, que podem ajudar a melhorar o aspecto das olheiras.
  • Já as pigmentares se formam devido ao acúmulo de melanina na pele da região ocular, contribuindo para o surgimento de um tom amarronzado na região. Para Regina, o tratamento exige orientação médica a fim de alcançar melhores resultados. Uma saída está em usar ingredientes despigmentantes, como a vitamina C.
  • O terceiro e último tipo de olheira são as estruturais, também conhecidas como sulcos. Segundo a dermatologista, elas são formadas pela perda de volume ou pela anatomia óssea, causando sombras sob os olhos. De acordo com Regina, os tratamentos caseiros, nesses casos, não são tão eficazes. “A melhor forma de combater as olheiras estruturais envolve procedimentos, como preenchimento com ácido hialurônico“, revela.

Veja os truques caseiros da dermatologista Regina Buffman para tratar olheiras.

A fim de ajudar quem quer encontrar as melhores soluções caseiras contra as olheiras, a expert listou alguns ingredientes que podem ser utilizados para aliviar o incômodo sem oferecer prejuízos à saúde da pele.

“Nesses casos, eu indico utilizar compressas frias na região. As baixas temperaturas reduzem o inchaço e a coloração arroxeada. No entanto, o efeito é momentâneo e não trata a causa das olheiras. Esses métodos funcionam mais como paliativos do que como soluções definitivas”, alerta.

Outras soluções indicadas pela expert podem ser encontradas em alimentos, como o chá de camomila e rodelas de pepino na região dos olhos. “Essas dicas funcionam melhor para as olheiras vasculares, uma vez que ajudam na retenção de líquidos e na dilatação dos vasos sanguíneos”, explica.

3 imagens

Comer pepino faz bem para a saúde da pele

A aloe vera oferece vários benefícios estéticos e nutricionais
1 de 3

As argilas podem minimizar as olheiras, mas a especialista pede atenção quanto aos efeitos colaterais

Freepik

2 de 3

Comer pepino faz bem para a saúde da pele

Alberto Rojas Garcia/Getty Images

3 de 3

A aloe vera oferece vários benefícios estéticos e nutricionais

Getty Images

Para fazer as misturinhas, Regina destaca três matérias-primas naturais com evidências científicas de eficácia no cuidado com as olheiras. “A cafeína pode ser uma boa opção para ajudar no tratamento. O composto tem ação vasoconstritora e antioxidante, ajudando a reduzir o inchaço e a melhorar a circulação local”, revela.

A planta aloe vera, também conhecida como babosa, e as máscaras de argilas, também entram na lista da especialista.

De acordo com a dermatologista, o primeiro produto tem propriedades calmantes e hidratantes, que podem amenizar o aspecto cansado da área dos olhos. “Já as argilas podem ajudar levemente na drenagem de líquidos, mas seu uso próximo aos olhos requer cautela”, alerta.

Todo cuidado é pouco

Mesmo com as recomendações, Regina chama atenção quanto ao uso de misturas caseiras sem orientação médica. De acordo com ela, dependendo do que for utilizado, há o risco de efeitos colaterais, como irritações, alergias, queimaduras químicas e até infecções.

mulheres fazendo skin care com penino na cara de toalha branca no cabelo
A dermatologista Regina Buffman alerta sobre o uso de receitas sem orientação médica

“Muitos ingredientes naturais, apesar de parecerem inofensivos, podem ter pH inadequado, causar reações alérgicas ou penetrar de forma inadequada na pele delicada dos olhos. Por isso, mesmo ao utilizar ativos naturais, é importante optar por produtos dermatologicamente testados e formulados para essa região”, explica.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.